Quando usar descongestionante nasal para rinite?

Quando usar descongestionante nasal para rinite?

Se você sofre com esse problema e não usa descongestionante nasal para rinite, talvez ele possa te ajudar, amenizando o sufoco para respirar quando ela está atacada, na maior parte das vezes devido às mudanças de tempo, te deixando quase sem respirar.

Nesse texto vamos falar um pouco sobre o uso do descongestionante no momento que você está atacado da rinite, seus benefícios e também consequências, para que você não abuse no uso de descongestionante nasal para rinite.

Quais são os descongestionantes nasais mais comuns para o rinite?

O descongestionante nasal para rinite é dividido em algumas classificações, vamos citar aqui algumas delas e descrever um pouco sobre cada uma.

  • O primeiro é a solução salina, que é uma espécie de enxaguante de água salgada para as vias nasais;
  • O próximo da nossa lista é a solução esteroide, isso porque algumas soluções possuem corticoide em sua composição, com a função de diminuir o inchaço das vias nasais;
  • O terceiro nome dessa lista é a fenilefrina, esse descongestionante nasal para rinite, na verdade, já é um medicamento, tem sua venda livre, porém embora seja permitida a sua venda mesmo sem receita, é indicado que você passe pelo médico antes de usá-lo, afinal esse medicamento é normalmente indicado com uma receita com alguns outros medicamentos para o tratamento da rinite;
  • O quarto e último item da nossa lista é o anti-histamínico, utilizado diretamente para diminuir a congestão em casos de imuno alérgicos.

Esses são os principais tipos de descongestionantes nasais.

Quais são as diferenças entre os descongestionantes nasais?

A diferença entre os descongestionantes nasais é basicamente devido à sua composição, o que previamente indica a condição de uso, pois como citado acima, existem alguns tipos diferentes de descongestionante nasal para rinite e cada um é indicado para um tipo específico de congestionamento, seja ele por alergia ou por infecção.

Como funcionam os descongestionantes nasais?

O funcionamento de cada descongestionante nasal para rinite se deve ao tipo de descongestionante utilizado, por exemplo: as soluções salinas tem a função de fazer um enxágue com aquela espécie de água salgada e assim limpar o muco produzido pela narina, já nas soluções esteroides os corticoides da composição vão trabalhar diretamente no inchaço que a narina sofre com a crise da rinite.

Como funcionam os descongestionantes nasais?
Funcionamento do descongestionante nasal. Fonte/Reprodução: original.

Os anti-histamínicos e a fenilefrina, por serem medicamentos, vão trabalhar através da sua corrente sanguínea, fazendo com que a medicação circule e os efeitos da congestão desapareçam gradativamente.

Quais são os efeitos colaterais dos descongestionantes nasais?

O primeiro efeito colateral do uso de descongestionante nasal para rinite é aquele que todo medicamento causa, afinal quando você usa muito algum tipo de droga para combater os sintomas é normal que seu corpo adquira uma resistência ou uma espécie de tolerância a medicação, fazendo assim com que o seu efeito diminua.

Outro efeito colateral que pode acontecer chama-se hipertrofia das conchas, que é, na verdade, quando as almofadas de ar existentes dentro do nariz, se tornam mais espessas.

Mais um efeito colateral existente no meio disso tudo é a questão do vício em utilizar descongestionante nasal para rinite, isso porque conforme o seu corpo se habitua ao uso da medicação, ela tem um efeito menor ou por menos tempo, então você aumenta a ingestão dessa medicação para aliviar sua congestão.

Quando os descongestionantes nasais devem ser usados?

Na maioria das vezes o descongestionante nasal para rinite é utilizado para facilitar a respiração, devido um resfriado, uma gripe ou até mesmo a rinite alérgica e a sinusite, pois há uma obstrução das vias nasais que dificultam a respiração e dessa forma optamos por usar algum tipo de descongestionante.

Quando os descongestionantes nasais devem ser usados?
Utilidade do descongestionante nasal. Fonte/Reprodução: original.

Mas deve-se lembrar que toda medicação deve ser utilizada apenas após o atendimento médico, por mais que não haja contraindicação específica sobre essa medicação.

Como qualquer outro medicamento, o descongestionante também pode causar o vício, então opte sempre por um meio mais natural de tratar o congestionamento nasal e use o medicamento apenas após se consultar com alergista ou clínico geral, e ele receitar a medicação adequada para o seu caso.

Nesse texto trouxemos algumas informações sobre descongestionante nasal para rinite e o seu uso, também trouxemos algumas contraindicações sobre ele e esperamos ter ajudado você,  com um dos maiores problemas que os  brasileiros sofrem, que vão desde congestionamento nasal devido rinite, sinusite até frequentes resfriados.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?