Se você sofre com esse problema e não usa descongestionante nasal para rinite, talvez ele possa te ajudar, amenizando o sufoco para respirar quando ela está atacada, na maior parte das vezes devido às mudanças de tempo, te deixando quase sem respirar.
Nesse texto vamos falar um pouco sobre o uso do descongestionante no momento que você está atacado da rinite, seus benefícios e também consequências, para que você não abuse no uso de descongestionante nasal para rinite.
Quais são os descongestionantes nasais mais comuns para o rinite?
O descongestionante nasal para rinite é dividido em algumas classificações, vamos citar aqui algumas delas e descrever um pouco sobre cada uma.
- O primeiro é a solução salina, que é uma espécie de enxaguante de água salgada para as vias nasais;
- O próximo da nossa lista é a solução esteroide, isso porque algumas soluções possuem corticoide em sua composição, com a função de diminuir o inchaço das vias nasais;
- O terceiro nome dessa lista é a fenilefrina, esse descongestionante nasal para rinite, na verdade, já é um medicamento, tem sua venda livre, porém embora seja permitida a sua venda mesmo sem receita, é indicado que você passe pelo médico antes de usá-lo, afinal esse medicamento é normalmente indicado com uma receita com alguns outros medicamentos para o tratamento da rinite;
- O quarto e último item da nossa lista é o anti-histamínico, utilizado diretamente para diminuir a congestão em casos de imuno alérgicos.
Esses são os principais tipos de descongestionantes nasais.
Quais são as diferenças entre os descongestionantes nasais?
A diferença entre os descongestionantes nasais é basicamente devido à sua composição, o que previamente indica a condição de uso, pois como citado acima, existem alguns tipos diferentes de descongestionante nasal para rinite e cada um é indicado para um tipo específico de congestionamento, seja ele por alergia ou por infecção.
Como funcionam os descongestionantes nasais?
O funcionamento de cada descongestionante nasal para rinite se deve ao tipo de descongestionante utilizado, por exemplo: as soluções salinas tem a função de fazer um enxágue com aquela espécie de água salgada e assim limpar o muco produzido pela narina, já nas soluções esteroides os corticoides da composição vão trabalhar diretamente no inchaço que a narina sofre com a crise da rinite.
Os anti-histamínicos e a fenilefrina, por serem medicamentos, vão trabalhar através da sua corrente sanguínea, fazendo com que a medicação circule e os efeitos da congestão desapareçam gradativamente.
Quais são os efeitos colaterais dos descongestionantes nasais?
O primeiro efeito colateral do uso de descongestionante nasal para rinite é aquele que todo medicamento causa, afinal quando você usa muito algum tipo de droga para combater os sintomas é normal que seu corpo adquira uma resistência ou uma espécie de tolerância a medicação, fazendo assim com que o seu efeito diminua.
Outro efeito colateral que pode acontecer chama-se hipertrofia das conchas, que é, na verdade, quando as almofadas de ar existentes dentro do nariz, se tornam mais espessas.
Mais um efeito colateral existente no meio disso tudo é a questão do vício em utilizar descongestionante nasal para rinite, isso porque conforme o seu corpo se habitua ao uso da medicação, ela tem um efeito menor ou por menos tempo, então você aumenta a ingestão dessa medicação para aliviar sua congestão.
Quando os descongestionantes nasais devem ser usados?
Na maioria das vezes o descongestionante nasal para rinite é utilizado para facilitar a respiração, devido um resfriado, uma gripe ou até mesmo a rinite alérgica e a sinusite, pois há uma obstrução das vias nasais que dificultam a respiração e dessa forma optamos por usar algum tipo de descongestionante.
Mas deve-se lembrar que toda medicação deve ser utilizada apenas após o atendimento médico, por mais que não haja contraindicação específica sobre essa medicação.
Como qualquer outro medicamento, o descongestionante também pode causar o vício, então opte sempre por um meio mais natural de tratar o congestionamento nasal e use o medicamento apenas após se consultar com alergista ou clínico geral, e ele receitar a medicação adequada para o seu caso.
Nesse texto trouxemos algumas informações sobre descongestionante nasal para rinite e o seu uso, também trouxemos algumas contraindicações sobre ele e esperamos ter ajudado você, com um dos maiores problemas que os brasileiros sofrem, que vão desde congestionamento nasal devido rinite, sinusite até frequentes resfriados.