Qual o melhor descongestionante nasal?

Qual o melhor descongestionante nasal?

Muitas pessoas com sinusite, alergias e até mesmo gripadas fazem o uso de descongestionante nasal. Ele realmente proporciona maior conforto para o paciente que está com o nariz congestionado, porém pode trazer malefícios se utilizado a longo prazo e sem a recomendação médica.

Por esses motivo, vamos lhe contar tudo o que você precisa saber antes de utilizar o descongestionante nasal.

O que são os descongestionantes nasais? 

São medicamentos utilizados para tratar congestão nasal. Essa congestão pode estar relacionada uma condição inflamatória, alteração na anatomia ou alguma infecção nas vias aéreas. Esse sintoma  entupimento é uma forma de defesa do nosso organismo contra os microorganismos que podem atacar nosso sistema imunológico. 

Como o descongestionante nasal funciona?

Ao receber um estímulo irritante, os vasos sanguíneos presentes na região nasal se expandem e obstruem a passagem de ar. Então, o descongestionante nasal é recomendado, pois, faz a constrição dos vasos sanguíneos presentes no nariz para melhorar a passagem de ar e aliviar esse sintoma.

Quando é indicado usar descongestionante nasal? 

Ao sentir desconforto para respirar por algum motivo, a pessoa deve ir ao médico para se consultar. Durante a consulta será examinado e o profissional poderá recomendar um remédio para melhorar a condição atual e juntamente a ele um descongestionante nasal a fim de solucionar a queixa feita pelo paciente.

Quando é indicado usar descongestionante nasal? Fonte/Reprodução: original

Utilizam o  descongestionante nasal com frequência porque ele proporciona um alívio mais rápido que outros remédios.

Porém, apenas o médico tem propriedade para avaliar o caso e identificar se essa é a melhor opção. Além disso, a dose correta deve ser seguida para não causar malefícios para a saúde como o aumento da pressão arterial. A recomendação é fazer uso por no máximo cinco dias.

Em pessoas que já possuem uma doença cardiovascular correm maior risco de apresentar um efeito colateral a esse tipo de medicamento. Nota-se que o indivíduo que faz uso recorrente do descongestionante nasal sente uma dependência. Já que quanto mais usa, o intervalo entre a aplicação diminui conforme o tempo. 

Isso acontece devido ao efeito rebote do medicamento. Não utilize esse remédio mais que duas vezes por dia.

Qual o melhor descongestionante nasal? 

Apesar da facilidade de encontrar um descongestionante nasal na farmácia, ele não deve ser utilizado de maneira indiscriminada. Logo, não existe o melhor descongestionante para todas as pessoas usarem.

Somente o médico poderá avaliar sua condição e indicar o medicamento e dose adequados para o seu tratamento.

Quais os tipos de descongestionante nasal? 

Existem vários tipos de descongestionante nasal no mercado com substâncias constritoras diferentes e proporcionam outras funções. 

Quais os tipos de descongestionante nasal? Fonte/Reprodução: original

Os mais conhecidos são os com solução salina o qual é utilizado para limpeza e lubrificação das narinas; os de soluções que são esteróides com a presença de corticóides em sua composição que ajudam na diminuição do inchaço; anti-hitamínicos os quais são recomendados para pessoas que tiveram seu sintoma desencadeado por alguma resposta alérgica.

Também tem a fenilefrina, costuma ser indicada para indivíduos com rinite. Pode ser encontrada isolada ou combinada a outras substâncias. Essas soluções são comercializadas em forma de spray ou gotas.

Lembre-se que qualquer medicamento pode gerar efeitos colaterais, mesmo se tiver sua eficácia e qualidade comprovada. Esse é mais um motivo para pedir orientações a um profissional habilitado e obter as informações corretas para melhorar mais rápido.