Quais são os sintomas da rinite?

Quais são os sintomas da rinite?

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da rinite frequentemente e chegam até a confundi-los com sintomas de outras doenças. Por se tratarem de sintomas comuns, essa confusão é fácil de acontecer, mas isso acaba atrapalhando o diagnóstico e o tratamento correto.

Para te auxiliar a entender melhor do que se trata e quais os sintomas da rinite, confira no artigo a seguir as informações que irão te ajudar.

O que é a rinite?

Antes de entender quais são os sintomas da rinite, é preciso compreender o que é essa doença. Na realidade, a rinite pode ser explicada como a inflamação das mucosas do nariz.

O que é a rinite?
Quais sintomas. Fonte/Reprodução: original.

Essa inflamação pode ser ocasionada por diversos fatores, como alergias a algumas substâncias e cheiros. Mas também pode se tornar um quadro crônico, durando até mesmo mais de 3 meses.

Quais são os sintomas da rinite?

Os sintomas da rinite podem variar de acordo com cada pessoa, mas no geral, quem sofre dessa inflamação pode se queixar de sintomas como:

Nariz entupido

Por conta da inflamação justamente das mucosas, elas podem inchar um pouco, dando a sensação do nariz entupido e dificuldade de respirar. Quando em movimento, a pessoa também pode se sentir mais cansada, também por conta dessa obstrução nasal.

Coriza

Mesmo que a coriza seja um sintoma de diversas doenças ligadas ao trato respiratório, as pessoas com rinite expostas aos alérgenos podem sofrer bastante com a coriza. Normalmente, ela é bem líquida e transparente.

Espirros

Esse é um dos sintomas da rinite mais comuns, os espirros em sequência também são relato comum de quem sofre desse quadro. Eles podem surgir após um cheiro forte ou até mesmo exposição a pelos de animais.

Coceira

A coceira não só no nariz, mas também sensação de coceira na garganta, olhos e até mesmo no céu da boca, também é um dos sintomas da rinite.

Quais são os tipos de rinite?

Apesar dos sintomas da rinite serem quase sempre os mesmos, os diagnósticos podem ser diferentes. Isso porque existem alguns tipos de rinite, que devem ser diagnosticadas pelo médico, para que seja tratada de forma mais direcionada. Abaixo, conheça alguns tipos de rinite:

Rinite infecciosa

A rinite infecciosa tem como principal causa a presença de vírus ou bactérias que se hospedam no trato respiratório superior. Ou seja, essas bactérias se instalam exatamente na mucosa do nariz e faz com que a infecção se desenvolva.

Rinite alérgica

Esse é um dos tipos mais comuns de rinite e ela é causada por qualquer substância que seja estranha para seu organismo, desenvolvendo uma reação do corpo contra ele. Por conta disso, vem os espirros, a coriza e principalmente a coceira no nariz.

Como são os tratamentos para a rinite?

Atualmente não existe um tratamento específico para a rinite, mas alguns medicamentos podem proporcionar alívio dos sintomas da rinite. Os principais medicamentos utilizados são os descongestionantes e os antialérgicos, que podem ser indicados para aliviar os sintomas.

Como são os tratamentos para a rinite?
Tratamentos. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o médico pode solicitar testes de alergia, para identificar quais são as substâncias que podem desencadear esses sintomas da rinite, facilitando a condução do tratamento.

Quais os riscos associados à rinite?

Normalmente a rinite não está associada a nenhum desenvolvimento de uma doença mais grave, porém, ela pode ser um indicativo de outras doenças como asma e bronquite. É extremamente importante consultar um médico ao perceber os sintomas, para que eles sejam identificados e tratados, evitando que sejam confundidos com outras doenças mais graves.

Apesar de incômodos, os sintomas da rinite podem ser aliviados rapidamente com alguns cuidados básicos. Mas apesar de ser uma doença comum, ela não deve ser ignorada. Ou seja, sempre que perceber algum tipo de sintoma fora do seu comum, busque ajuda médica para o diagnóstico e tratamento correto.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?