Alergia no nariz: quais são os sintomas?

Alergia no nariz: quais são os sintomas?

Se você tem alergia no nariz, sintomas como espirro, coriza e outros podem ser recorrentes. A condição é incômoda e acontece sempre que o indivíduo entra em contato com alguma substância alergênica, responsável por desencadear os sintomas. 

Neste post, vamos te contar tudo sobre a alergia no nariz, assim como seus sintomas, formas de evitar as crises, as causas, os tipos e o tratamento, confira! 

O que é a alergia no nariz?

A alergia no nariz, também conhecida como rinite alérgica, trata-se da inflamação das membranas nasais, que ocasiona espirros constantes, coriza, congestão nasal, e coceira no nariz. 

O que é a alergia no nariz?
Fonte/Reprodução: original.

Quando temos a exposição dessas membranas nasais a substâncias alergênicas presentes no ar, temos o aparecimento dos sintomas, que apesar de não colocarem em risco a vida da pessoa, são bem incômodos. Se acompanhada de asma ou outra doença respiratória é necessário ter atenção redobrada. 

Quais são as causas da alergia no nariz?

A alergia no nariz é ocasionada quando o indivíduo entra em contato com os alergênicos – que são os responsáveis por ativar os sintomas de alergia. Entre eles, os principais são:

  • Cheiro de mofo;
  • Perfumes forte;
  • Pelos de animais;
  • Alguns tipos de alimentos como frutos-do-mar, determinadas frutas ou ingredientes.

Além de tudo isso, questões como mudanças de temperatura, uso de determinados medicamentos e infecção por bactérias também podem gerar as reações sintomáticas da alergia. 

Quais são os sintomas da alergia no nariz?

Entre os principais sintomas de alergia no nariz estão a coceira no nariz, o excesso de espirros quase sequenciados, congestão nasal, nariz e olhos avermelhados, além de dores de cabeça e olhos inchados. 

Mediante este quadro, é necessário que se consulte um especialista para verificar um tratamento adequado, a fim de evitar e prevenir as crises de alergia no nariz. 

Quais os tipos de alergia no nariz?

Entre os principais tipos de alergia no nariz, temos a asma — que se trata da inflamação das vias aéreas, ocasionando dores de cabeça, coceira no nariz e falta de ar, em casos mais graves. 

A bronquite que pode ter origem no tabagismo ou a exposição a alergênicos que causam os sintomas como nariz entupido, dor nas costas e no peito e, em alguns casos, falta de ar e um chiado no peito ao respirar. 

Quais os tipos de alergia no nariz?
Fonte/Reprodução: original.

Já a sinusite é causada por uma inflamação que se dá nas membranas que cobrem as estruturas internas da face, essa inflamação ocasiona sintomas como fortes dores de cabeça, dor nos olhos, dificuldade para se alimentar, dores musculares e cansaço.

Por fim a rinite, que se trata da irritação do nariz quando as membranas nasais são expostas a alergênicos que funcionam como gatilhos que provocam os sintomas. Entre eles, os mais recorrentes são a coriza, a coceira no nariz, e a congestão nasal. 

Como diferenciar a alergia de outras doenças de nariz? 

A diferença entre rinite e sinusite acontece quando a primeira trata-se de uma irritação que ocorre quando o nariz é exposto a fatores que podem desencadear os sintomas, ou seja, provocar a alergia. Já a sinusite é a inflamação dos seios da face, o que causa desconforto para o indivíduo. 

Outro fator que ajuda a diferenciar esses dois tipos de alergia das demais doenças relacionadas ao nariz é a ausência de febre, muito comum quando se trata de um forte resfriado ou gripe. 

Como evitar a alergia no nariz?

Pessoas que possuem alergia no nariz devem evitar bichos de pelúcia, ou objetos que possam reter poeira — um dos gatilhos da alergia — além de arejar os ambientes, limpar a casa com frequência utilizando produtos sem odores fortes, e lavar as fronhas dos travesseiros com frequência. 

Esses cuidados farão com que os impactos causados pela alergia no nariz sejam minimizados, reduzindo a quantidade de crises. 

Como é feito o tratamento da alergia no nariz?

O alergologista — médico responsável por tratar de alergias — irá coletar informações sobre seu histórico com as crises e indicar exames para identificar o melhor tratamento. Os cuidados podem ser feitos através de anti-histamínicos (no caso de alergias mais brandas e sem gravidade) ou o uso de corticoides, que vão atuar diretamente na mucosa nasal, inibindo os alergênicos e evitando a inflamação. 

É importante estar atento aos sintomas causados pela alergia no nariz e procurar ajuda médica em casos crônicos. Dessa forma, com o tratamento específico, as crises e exposição aos alergênicos podem ser facilmente controladas, o que irá melhorar a sua qualidade de vida.