O que é a inflamação da mucosa nasal e como tratar?

O que é a inflamação da mucosa nasal e como tratar?

A inflamação da mucosa nasal é um mal que acomete a maioria das pessoas, e existem vários agentes causadores dessa inflamação. Qualquer pessoa está suscetível que isso aconteça em qualquer etapa da vida. 

Há uma diversidade de razões pela qual a mucosa nasal pode ficar inflamada, com isso, há também uma grande variedade de formas que seus sinais e sintomas podem se expressar. No decorrer do post, será explicado alguns motivos, sinais, sintomas e possíveis tratamentos.

O que pode causar a inflamação da mucosa nasal?

No geral, a inflamação da mucosa nasal acontece quando a pessoa possui algum tipo de alergia, podendo essa alergia ser a ácaros, algum odor específico, pólen, mudanças climáticas, entre outros. Certos tipos de vírus, também podem causar essa inflamação, ou seja, a reação inflamatória se inicia quando, o que chamamos de corpo estranho, atinge a superfície interna das narinas.

Tipos de  inflamação da mucosa nasal

Existem vários tipos de inflamação da mucosa nasal. Damos a esse tipo de inflamação o nome de rinite, e esta, pode ser aguda, atrófica, crônica e vasomotora. Cada uma delas podem ser causadas por diferentes  alergias ou vírus. Entraremos em detalhes a seguir:

Rinite aguda

Chamamos de processo agudo toda doença que surge, atinge seu pico e em seguida chega ao fim. A rinite aguda se expressa com edema e vasodilatação da mucosa nasal, podendo apresentar também a sensação de nariz entupido e coriza. Geralmente, a rinite aguda pode ser causada também por um resfriado comum, por isso, apresenta os mesmos sinais e sintomas que ele.

Rinite crônica

Quando uma doença perdura por 3, 6 meses ou mais, damos a ela o nome de crônica. Portanto, a rinite crônica acontece quando os sintomas persistem de forma prolongada, ou reaparecem com mais frequência. Seus sinais e sintomas também incluem coriza que pode ter aspecto purulento, congestão nasal, coceira na região do nariz, olhos, e o sangramento nasal também pode ocorrer.

Rinite Atrófica

A rinite atrófica pode ser consequência da rinite crônica, ela pode ocasionar a atrofia da mucosa nasal. Essa classificação de rinite, no geral, possui ligação com a idade avançada e

cirurgias prévias no nariz. A infecção da mucosa nasal pode ser também bacteriana e causar rinite atrófica, porém, está mais relacionada à idade avançada.

Rinite vasomotora

Este tipo de rinite não está relacionado a alergias. A rinite vasomotora é uma condição crônica em que a distensão vascular nasal ocorre de maneira frequente causando coriza e espirros. Apesar de não haver evidências exatas sobre a sua etimologia, acredita-se que o ar seco que a pessoa inspira pode trazer agravos à essa condição.

Sinais e sintomas para identificação da rinite como causa de inflamação da mucosa nasal

Os principais sinais e sintomas da rinite são parecidos com um resfriado comum ou, até mesmo, com a sinusite. Quando a inflamação da mucosa nasal ocorre, ela pode ocasionar espirros, coriza que pode ser purulenta dependendo da classificação da rinite, sintomas oculares como ardência, dificuldade para sentir cheiros, prurido na região da garganta, entre outros.

Sinais e sintomas para identificação da rinite como causa de inflamação da mucosa nasal
Sinais. Fonte/Reprodução: original.

Cada organismo pode expressar a presença da inflamação de formas diferentes, por este motivo, é importante que, caso os sintomas se agravem, a pessoa em questão procure um médico otorrinolaringologista.

Como é realizado o tratamento de cada tipo de rinite?

De forma geral, em rinites causadas por vírus, faz-se o uso de descongestionantes nasais combinados ou não com medicações anti-histamínicas. Em casos de rinite atrófica, é comum o médico especialista prescrever o uso de antibióticos e vitaminas, enquanto, para a rinite vasomotora, pode-se recorrer a tratamentos com umidificação nasal combinados ao uso de corticoides tópicos.

Como é realizado o tratamento de cada tipo de rinite?
Tratamento de rinite. Fonte/Reprodução: original.

Várias podem ser as causas da rinite, e há diversas formas dela se manifestar através de sinais e sintomas. Por ser confundida facilmente com um resfriado, as pessoas fazem uso de medicamentos errados e até mesmo soluções nasais que, com o uso prolongado, causam vício.

O tratamento errado, feito por conta própria, pode agravar os sintomas da rinite e ocasionar

outros problemas. Por isso, é importante que, ao sentir os sinais e sintomas listados no decorrer deste post, procure um médico especializado. Somente com o tratamento adequado, você poderá eliminar de forma eficaz os sinais, sintomas e desconfortos causados pela rinite.