Em tempos frios é bem comum que os sintomas da rinite alérgica apareçam com mais frequência e mais intensidade. Entretanto, será que sabemos mesmo o que é a rinite alérgica e como ela se comporta no corpo?
Juntamente de outros problemas nasais como a sinusite, a rinite é muito comum entre os brasileiros e geram dificuldades até hoje. Com o compilado que fizemos, espero que você consiga tratar melhor dela e saber mais sobre os sintomas da rinite alérgica, confira.
O que é rinite alérgica?
Para começarmos nosso panorama, vamos explicar o que é a rinite alérgica. Ela é uma doença do tipo inflamatória que é causada pelo alto grau de sensibilidade no nariz. Esse ponto faz com que a parte interna dele fique extremamente inflamada e sensível às substâncias estranhas.
Vale lembrar que o corpo utiliza de espirros e das mucosas para retirar agentes invasores do aparelho respiratório. É como se fosse uma técnica defensiva. Entretanto, no caso da rinite, veremos adiante que os sintomas provam que quando há a presença da doença, é como se o aparelho respiratório exagerasse para retirar os possíveis patógenos.
Quais são os sintomas da rinite alérgica?
A fim de diferenciar de outras doenças semelhantes, confira aqui uma lista dos principais sintomas da rinite alérgica. Leve em conta que essas sensações precisam aparecer com frequência, e demorar para passarem. Confira:
- Coriza em excesso;
- Alta quantidade de espirros seguidos;
- Coceira no céu-da-boca, nariz, nos olhos e até na garganta.
A partir dessa lista de sintomas da rinite alérgica, você pode diferenciá-la de outras doenças, como por exemplo a sinusite. Apesar de terem origens semelhantes, apresentam sintomas praticamente opostos.
O que causa a rinite alérgica?
Agora que já conhecemos o que é, quais os sintomas da rinite alérgica e como ela se manifesta no organismo, como ela pode ser causada? A maioria dos casos surgem por vias genéticas, logo, se o pai ou a mãe apresentarem alergias, ou a própria doença há maiores chances da criança vir com o problema.
Para despertar os sintomas, é necessário entrar em contato com as substâncias capazes de causar reações alérgicas. Geralmente, para o caso da rinite as duas principais são a poeira e o contato com os ácaros. Pelo fato da parte interna do nariz já estar inflamada, uma sequência de espirros pode ser ocasionada após um tempo de contato com as substâncias alérgicas.
Como é tratada a rinite alérgica?
O tratamento tem mudanças de acordo com os sintomas da rinite alérgica sentidos pela pessoa.Por essa causa, o processo de melhora pode demorar diferentes tempos e até ser doloroso a depender do grau de sensibilidade detectado.
De maneira geral, os médicos utilizam de descongestionantes nasais, anti-histamínicos e, em último caso, corticoides. Esses últimos são para as pessoas que necessitam de um tratamento mais longo e são prescritos por médicos.
Os descongestionantes nasais podem ajudar a tratar a rinite alérgica?
Sim, mas é necessário controlar a dosagem dos descongestionantes. Muitos deles geram alguns efeitos colaterais, como dependência do medicamento e até inflamações na parte respiratória. Entretanto, outras consequências que não tem a ver com sintomas respiratórios podem surgir.
Os mais comuns são o aumento da pressão arterial, mas só em quantidades muito altas. Portanto, caso perceba sintomas da rinite alérgica, faça uso racional dos descongestionantes nasais.
Com todo o texto, você deve ser capaz de saber quais são os sintomas da rinite alérgica e como tratá-la de maneira adequada. Ajude esse texto a chegar em mais pessoas com o compartilhamento e sempre que necessitar de melhores informações, volte para este site.