Ter cuidado durante a recuperação da rinoplastia é fundamental para evitar qualquer tipo de problema e assegurar que o resultado da cirurgia seja o esperado. Normalmente, todos os direcionamentos e cuidados necessários durante esse período são passados pelos médicos na última consulta pré-operatória, ou até mesmo antes da alta hospitalar.
Para te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre a recuperação da rinoplastia, entenda mais sobre os cuidados necessários e a importância desse momento.
Quanto tempo leva para a rinoplastia cicatrizar?
Antes de fazer a cirurgia, uma dúvida comum é sobre o tempo de recuperação da rinoplastia. Normalmente esse período pós-operatório, que requer mais atenção e cuidado, dura aproximadamente 1 mês, dependendo do tipo de cirurgia realizada.

Porém, durante os próximos 12 meses, o nariz ainda poderá passar por diversas mudanças, amanhecendo mais, ou menos inchado. Ou seja, o resultado da rinoplastia poderá ser observado somente após 1 ano.
Como a recuperação da rinoplastia ocorre?
A recuperação da rinoplastia acontece de maneira gradual e com ajuda de medicamentos prescritos pelo médico, que podem minimizar a dor e evitar problemas como inflamações e infecções.

Os primeiros dias podem ser bem incômodos, pois a região do nariz pode ficar dolorida, com hematomas próximo aos olhos, além da respiração ser dificultada. Normalmente, algumas pessoas preferem dormir sentadas nesse período, para evitar alguns desses problemas.
Porém, é preciso ter paciência durante a recuperação da rinoplastia e seguir criteriosamente todas as recomendações passadas pelo seu médico.
Quais os contras?
Ao contrário do que muita gente imagina, a dor relatada no pós-operatório não é um dos principais contras desse tipo de cirurgia, pois normalmente o médico já prescreve fortes analgésicos que conseguem evitá-la.
Uma das maiores reclamações que os pacientes têm durante a recuperação da rinoplastia é a dificuldade de respirar e a aparência dos hematomas, que podem assustar um pouco, prejudicando a autoestima.
O que não fazer durante a recuperação da rinoplastia?
Para que a recuperação da rinoplastia aconteça sem problemas e intercorrências, algumas medidas e mudanças de hábitos devem ser realizadas imediatamente, como, por exemplo:
Mexer no nariz
De forma alguma mexa no seu nariz ou remova os curativos sem ajuda do seu médico. Esse tipo de contenção está ali justamente para que a estrutura do nariz se mantenha no lugar e cicatrize da forma que precisa.
Atenção na posição para dormir
Durante a recuperação da rinoplastia, o paciente jamais deverá dormir de bruços ou de lado. O recomendado é dormir de barriga para cima e com a cabeça mais elevada, para evitar sangramentos.
Não assoe o nariz
Por mais que o incômodo respiratório seja grande, ele pode ser aliviado de outras maneiras que o médico poderá realizar em consultório e instruir para que seja feito em casa. Jamais assoe o nariz, pois isso pode prejudicar a nova estrutura e, até mesmo, arrebentar pontos internos.
Rinoplastia: como o emocional pode afetar a recuperação?
Realizar uma cirurgia plástica é um momento que causa grande ansiedade nos pacientes e o emocional no momento da recuperação da rinoplastia conta muito.
A ansiedade para ver o resultado, esperando que ele já esteja da forma que idealizou, pode ser um dos problemas enfrentados durante a recuperação da rinoplastia. Afinal, como já falamos, a recuperação é lenta e o resultado da cirurgia pode demorar até 12 meses para aparecer.
Antes da cirurgia tire todas as dúvidas com seu médico e esteja com o psicológico preparado para o momento de remover o curativo, pois é comum estar com hematomas, inchaços e, até, sentir a região mais dormente.
Para evitar esse tipo de impacto emocional, alguns cirurgiões recomendam que os pacientes comecem um tratamento multidisciplinar com ajuda de um psicólogo, para estar preparado para o pós-cirúrgico.
Como cuidar da recuperação da rinoplastia?
Para garantir que a recuperação da rinoplastia seja impecável, é fundamental ouvir e seguir todas as orientações passadas pelo seu médico. Porém, no geral alguns cuidados podem te auxiliar nesse momento. Recomenda-se, por exemplo, que:
- Faça compressas geladas, pois ajudam a diminuir os edemas e hematomas;
- Foque em uma alimentação mais equilibrada, leve e saudável;
- Beba bastante água;
- Diminua o consumo de sal e açúcar;
- Evite sair ao sol e se for necessário, proteja o rosto;
- Faça repouso conforme orientação médica.
Esses são alguns dos principais cuidados a serem realizados durante a recuperação da rinoplastia.
Sendo uma das cirurgias plásticas com maior número de adeptos, os cuidados na recuperação da rinoplastia são fundamentais para que você consiga obter o resultado esperado e fugir de qualquer tipo de intercorrência. Converse com seu médico, tire todas as suas dúvidas e foque totalmente na sua recuperação.