Quais as melhores técnicas para a lavagem nasal?

Quais as melhores técnicas para a lavagem nasal

Se você quer ter uma boa saúde nasal é necessário que aprenda as melhores técnicas para lavagem nasal! Infelizmente essas técnicas, por melhores e mais recomendadas que sejam, ainda são difíceis de entrar no gosto e costume dos brasileiros em geral.

Muitos encaram com bastante desconfiança os métodos tradicionais de lavagem nasal, e mesmo as melhores técnicas para lavagem nasal são ignoradas pelo medo das pessoas de acabar se afogando ou engasgando. Mas estamos aqui para mostrar que não há razão para isso, as melhores técnicas para lavagem nasal são seguras e muito fáceis. Confira!

O que é a lavagem nasal?

O nosso nariz a todo momento aspira as substâncias presentes no ar, e nós nunca podemos ter certeza do que exatamente estamos respirando. No ar podem e estão presentes inúmeras impurezas, poeiras, odores nocivos e até mesmo vírus e bactérias.

O que é a lavagem nasal
Lavagem nasal. Fonte/Reprodução: original

Então, assim como temos o cuidado em lavar nosso corpo diariamente, deveríamos de modo periódico lavar nosso nariz com as melhores técnicas para lavagem nasal e impedir que essas impurezas causem algum mal a nossa saúde respiratória.

Quais são os benefícios da lavagem nasal?

Os especialistas recomendam muitíssimo a lavagem nasal. E não é para menos! As melhores técnicas para lavagem nasal tem inúmeros benefícios. Vamos conhecê-los:

  • Alivia imediatamente o nariz entupido;
  • Previne e diminui muito as chances de contágio aos vírus e bactérias presentes no ar;
  • Umedece o nariz em ambientes secos;
  • Alivia bastante episódios crônicos de rinite, sinusite e outras inflamações;
  • Quando é feito com soro fisiológico hidrata as mucosas do nariz e ajuda em suas funções.

Todos esses benefícios você pode ter ao utilizar as melhores técnicas de lavagem nasal, um grande instrumento para a nossa saúde.

Como funciona a lavagem nasal?

A lavagem nasal é realizada inserindo na narina de um indivíduo um líquido, geralmente soro fisiológico ou soro caseiro, e expelindo pela narina contrária. Muitas pessoas sentem medo de se afogar realizando o procedimento, mas toda boa técnica de lavagem nasal é segura

As melhores técnicas de lavagem nasal podem ser feitas utilizando uma lota, utensílios próprios para a lavagem infantil ou até mesmo seringas. Todas elas seguem o mesmo princípio e devem ser realizadas com a boca aberta (quando o adulto realiza em si mesmo). É muito seguro, benéfico e bem rápido!

Quais são os riscos da lavagem nasal?

As melhores técnicas de lavagem nasal não representam nenhum risco, desde que sejam feitas de modo correto. Vamos apontar algumas falhas e alguns cuidados no momento de aplicação do procedimento para evitar qualquer tipo de acidente:

  • Quando um adulto realiza a lavagem nasal em si mesmo ele sempre deve estar com a boca aberta;
  • Ao realizar uma lavagem nasal também certifique-se de estar inclinado (ou inclinar quem receberá a lavagem);
  • Ao utilizar alguma receita caseira certifique-se de seguir rigorosamente a receita para evitar algum contágio nas vias nasais;
  • Quando for realizar a lavagem nasal em uma criança tome cuidado para não machucar o seu narizinho infantil e consideravelmente mais sensível;
  • Não exagere nas lavagens, a prática recomendada é no máximo 4 vezes ao dia.

Prestando atenção a esses avisos você pode realizar as melhores técnicas para lavagem nasal sem medo de qualquer acidente.

Com que frequência devo realizar a lavagem nasal?

As melhores técnicas de lavagem nasal podem ser realizadas em um adulto ao acordar e ao ir dormir mesmo que ele esteja completamente saudável, recomenda-se no máximo 4 vezes ao dia.

Com que frequência devo realizar a lavagem nasal
Lavagem nasal. Fonte/Reprodução: original

Caso o adulto esteja doente ele pode realizar o procedimento sempre que sentir que deve, caso o nariz esteja entupido, por exemplo. Já para as crianças é recomendado a realização do procedimento apenas quando elas estão doentes, e também no máximo 4 vezes ao dia.

Quais são as melhores técnicas para a lavagem nasal?

As melhores técnicas de lavagem nasal seguem o mesmo princípio: para adultos a cabeça deve estar inclinada para baixo na direção contrária de que será inserida a água, boca a aberta e soro fisiológico aplicado morno. Mas as técnicas variam em utensílios que podem ser uma lota ou seringa.

Já para as crianças há utensílios feitos especificamente para realizar a sua limpeza nasal e também variam a aspiradores ou até injetores de soro. O importante é realizar a limpeza corretamente!

Com este artigo você aprendeu sobre as melhores técnicas para lavagem nasal, que são recomendadas principalmente para aquelas pessoas que sofrem com sinusite ou rinite. Mas também caso você esteja gripado e com nariz entupido, é uma dica ótima.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?