Saiba o que são os pólipos nasais e como tratar!

Saiba o que são os pólipos nasais e como tratar!

Os pólipos nasais são o aumento de pequenos tecidos que inflam na camada coberta do nariz e seios paranasais. Esses pólipos nasais geram saliências dentro desses locais, possuem uma variedade de tamanhos, podem surgir nas cavidades nasais variando a localização e formatos. 

Esses pólipos aparecem no nariz e seios paranasais a partir de lesões únicas ou múltiplas, eles tomam a forma de um cacho de uva. 

A maioria dessas lesões são benignas, porém, se essas lesões forem unilaterais, isto é, ocupar apenas uma das partes nasais, com um aparecimento recente, elas devem ser investigadas de perto, para poder descartar um possível tumor nasal de natureza cancerígena. 

O que são os pólipos nasais?

Os pólipos nasais apresentam um crescimento de anomalia no revestimento do tecido no nariz, eles são como gotas grudadas na parte interior do nariz, a maioria dos pólipos nasais crescem em canais interiores, então não são muito observáveis, já os visíveis se desenvolvem no início do nariz. 

O que são os pólipos nasais?
Os polipos nasais e o que são. Fonte/Reprodução: original.

Existem pólipos nasais que não causam problema nenhum e não são identificados em exames de rotina, já outros, causam diversos sintomas considerando a retirada por meio de cirurgia. Sempre que suspeitarem de algum pólipo nasal, o importante é consultar de imediato o seu médico otorrino para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento. 

Quais são as causas dos pólipos nasais?

Os pólipos nasais podem surgir por sintomas como nariz entupido, dores de cabeça persistentes e coriza constante. Eles se desenvolvem através de infecções nasais, podem desaparecer após o tratamento da infecção, como também, podem persistir. Caso haja um corpo estranho no nariz, pode ocorrer de desenvolver um pólipo nasal.

Pessoas alérgicas a medicamentos anti-inflamatórios e aspirina. Os mais propensos a desenvolver asma e congestão nasal podem desenvolver pólipos, o que faz com que a drenagem seja bloqueada pelos pólipos, mas, raramente, pessoas desenvolvem uma infecção no nariz considerada pólipos nasais, mas pode persistir como uma rinite crônica. 

Quais são os sintomas dos pólipos nasais?

O sintoma mais persistente e característico para determinar pólipos nasais é o princípio de sinusite crônica, por levar mais de 12 semanas para desaparecer completamente, mas outros sintomas também contribuem para o desenvolvimento, sendo, coriza constante, diminuição de olfato e paladar, dor de cabeça frequente, sensação de nariz entupido, ronco durante o sono e sensação de peso no rosto.

Quais outros lugares ele aparece?

Os pólipos nasais estão presentes no nariz ou nas vias respiratórias, e existem casos em que eles são extremamente pequenos, o que não causa nenhuma alteração, nem provoca nenhum sintoma. 

Eles apresentam o crescimento de tecidos benignos, que não possuem células cancerígenas, porém, não é certo afirmar que a pessoa não vai desenvolver um câncer nesse sistema respiratório. 

Como são tratados os pólipos nasais?

O tratamento é feito de maneira que possa aliviar os sintomas que uma sinusite constante provocou, então, o médico pode autorizar o uso de corticoides nasais como Budesonida e Fluticasona, que serão aplicados duas vezes ao dia para conseguir diminuir o aumento de irritação no revestimento nasal. 

Como são tratados os pólipos nasais?
Tratamento de polipos nasais. Fonte/Reprodução: original.

Caso não ocorra nenhuma melhora, você precisa recorrer novamente ao seu médico, porque ele pode te aconselhar a realizar a cirurgia.

Os pólipos nasais podem ser prevenidos?

Existem corticosteróides borrifadores ou de comprimidos que reduzem ou eliminam os pólipos nasais, caso tenha uma obstrução nas vias nasais causada por infecções o uso de cirurgia é considerado. 

Esses pólipos podem voltar a crescer, porém, a prevenção e controle da irritação, infecção ou alergia, são feitos por remédios à base de corticosteróides. 

Periodicamente você terá que fazer uma endoscopia nasal para ajudar na prevenção e tratamento de pessoas que apresentam sintomas persistentes. Já as pessoas que apresentam sintomas graves na parte dos seios paranasais, o certo é remover ou corrigir, a cirurgia é a melhor indicação para esses casos.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?