Queixa comum em pessoas alérgicas e mais frequente no inverno, a congestão nasal causa muito incômodo, principalmente durante à noite.
Descubra o que é a congestão nasal e de que forma você pode aliviar os incômodos causados pelos sintomas.
O que é a congestão nasal?
A congestão nasal, conhecida vulgarmente como nariz entupido, é um dos sintomas mais frequentes de diversos tipos de alergias e infecções das vias respiratórias. O nariz fica entupido por conta de uma inflamação da mucosa e dos vasos sanguíneos do nariz, fazendo com que haja produção de mais muco na região, dificultando a respiração.
Quais os sintomas da congestão nasal?
A congestão nasal pode ser caracterizada por diversos tipos de sintomas, tais como:
Aumento do muco
Nesses casos, o muco pode ser produzido em maior quantidade na região e ser eliminado a partir do corrimento nasal. Normalmente, essas secreções podem ter diversos tipos de colorações, desde esbranquiçadas a esverdeadas.
Dificuldade de respirar pelo nariz
Com a congestão nasal, a respiração pelo nariz fica muito mais difícil. Dessa forma, a maioria das pessoas tenta compensar respirando pela boca.
Cansaço
Por conta da respiração mais pesada e difícil, pequenas atividades do dia a dia podem causar um cansaço maior.
Dor nos sinus
Esse é um dos sintomas mais relatados nas doenças respiratórias e é uma dor insistente que pode se espalhar por diversas regiões do rosto e, até mesmo, na cabeça. Em alguns casos, são relatadas dores nos dentes.
Roncos
Os sintomas da congestão nasal podem ser intensificados à noite. Dessa forma, são percebidos roncos durante o sono, até mesmo, em pessoas que nunca tiveram esse hábito.
Dependendo da causa da congestão nasal, também podem aparecer sintomas como febre, tosse, coriza, dor no corpo e espirros.
Quais as causas para a congestão nasal?
A congestão nasal é, na verdade, um sintoma de diversas doenças. Por se tratar de uma inflamação na mucosa do nariz, todas as demais estruturas também sofrem. E as principais causas da congestão podem ser as seguintes:
Infecções das vias respiratórias
As chamadas vias respiratórias altas podem sofrer com diversos tipos de infecções, como gripe, resfriado e, até mesmo, pneumonia. Essas são as principais causas da congestão nasal e, se não cuidadas da forma correta, podem evoluir para formas mais graves.
Alergias
Alergias respiratórias causadas por pêlos de animais, pólen e, até mesmo, alguns perfumes podem causar incômodos no nariz, inclusive a congestão nasal.
Uso de descongestionante
O uso prolongado de diversos tipos de descongestionantes nasais também podem causar a congestão nasal. Em casos mais sérios, é necessário passar por um procedimento cirúrgico.
Alterações na estrutura do nariz
Algumas pessoas sofrem com desvio de septo e pólipos nasais, que podem causar essa dificuldade na respiração. Dessa forma, a congestão nasal frequente e sem nenhum outro sintoma associado a outras doenças pode ser um dos indícios dessas alterações no nariz.
Como tratar a congestão nasal?
Existem diversas formas de aliviar os sintomas da congestão nasal. Além dos medicamentos que ajudam no tratamento da causa desse sintoma, algumas medidas caseiras podem promover um alívio mais rápido e facilitar a respiração.
Lavagem Nasal
Realizar a lavagem do nariz, utilizando água salgada, morna ou soro fisiológico, ajuda a aliviar a sensação do nariz entupido. Essa lavagem pode ser realizada diversas vezes ao longo do dia.
Vaporização
Usar um inalador ou realizar uma vaporização caseira também é uma maneira bem rápida de desentupir o nariz e melhorar os sintomas. Normalmente, é feito durante à noite, melhorando a qualidade do sono.
Apesar de ser um sintoma que causa incômodo, muita gente costuma ignorá-lo e buscar alternativas para o tratamento em casa. Caso haja sintomas associados, como febre, dor intensa, e a congestão nasal dure mais de uma semana, o indicado é buscar ajuda médica para que receba o cuidado de maneira mais efetiva.