Enxaqueca, dor de cabeça, ou simplesmente uma cefaleia nasal? Todos esses nomes técnicos assustadores querem dizer no imaginário comum a mesma coisa, o vilão diário de muita gente: a dor de cabeça. Dor de cabeça é um fenômeno comum e que se explica por si só tanto em sua etimologia como na experiência que praticamente toda pessoa adulta já passou algum dia, aquela dor chata na cabeça que vem frequentemente “do nada”.
A cefaleia é o nome técnico para dor de cabeça. Mas e a cefaleia nasal? Qual a relação entre nariz e dor de cabeça? Saiba que não é raro que um paciente sofra de dores de cabeça por conta de seu nariz, e muitas vezes um diagnóstico errado pode prolongar o sofrimento da dor por anos até que seja identificado a raiz do problema: o nariz.
Se está interessado, leia o artigo abaixo para conhecer a cefaleia nasal.
O que é cefaleia nasal?
A cefaleia nasal é chamada assim por uma dor de cabeça causada por algum problema no nariz. O nariz é uma região cheia de nervos e músculos com algumas mucosas e seu mau funcionamento pode ocasionar uma dor de cabeça, por vezes uma dor de cabeça intensa.

Não é tão raro como gostaríamos casos de pessoas que recebem diagnóstico errado por anos e tomam remédios que simplesmente não fazem efeito para cefaleia nasal, pois o problema não é na cabeça e nem neurológico, e sim no nariz.
Quais os sintomas da cefaleia nasal?
Além da clássica dor de cabeça, que é o que caracteriza a cefaleia, o paciente que sofre da cefaleia nasal pode apresentar outros sintomas relacionados ao nariz.

Como problemas para respirar, congestão nasal, corrimento nasal excessivo, corrimento nasal de cor diferente, corrimento nasal espesso, coriza, mau hálito e caso seja uma sinusite pode apresentar até febre, dor de garganta e tosse.
Tipos de cefaleia mais comuns?
Além da cefaleia nasal vamos listar outros tipos de cefaleia comuns:
Cefaleia tensional
A cefaleia tensional é geralmente associada a problemas por estresse, tensão excessiva, problemas de sono e outros fatores que podem levar o corpo ao limite. Esse tipo de cefaleia geralmente aparece em momentos de estresse nas pessoas, pode se manifestar em períodos episódicos ou crônicos. Depende do quanto a pessoa é exposta e como reage ao fator estressante.
Cefaleia em salvas
Esse tipo de Cefaleia conhecida como Cefaleia em salvas é caracterizada por uma dor intensa de cabeça que aparece frequentemente de noite em um intervalo de 30 a uma hora, uma hora e meia. Essa doença segue tendo uma causa incerteza, porém imagina-se que tenha alguma relação com a parte do cérebro chamada hipotálamo.
O que pode causar a cefaleia nasal?
As causas mais comuns de cefaleia nasal são o desvio de septo e a sinusite. Mas pode também ocorrer por infecções respiratórias, fibrose cística e até infecção de ouvido.
Quando a cefaleia nasal pode ser um sinal de alerta?
A cefaleia se torna um risco a partir do momento que ela é acompanhada por alergia, crises de asmas, crises respiratórias, infecções mais fortes de sinusite ou qualquer outra respiratória, a própria fibrose cística, baixa imunidade e algum ferimento como é o caso de quebra de nariz, procedimentos cirúrgicos e outros fatores que causem algum ferimento que dificultam a respiração.