Aprender como fazer a lavagem nasal com soro da forma correta sem dúvidas trará muitos benefícios à sua saúde, principalmente se você tornar a lavagem um hábito, ou seja, praticando todos os dias.
Muitas pessoas acham que a lavagem nasal com soro deve ser feita apenas por quem possui problemas respiratórios, como rinite, sinusite e bronquite. Porém, esse pensamento é um erro!
Assim como outros cuidados com a saúde, como a higiene diária, a lavagem nasal com soro também é fundamental no dia a dia. Para entender melhor como fazê-la, leia até o final!
O que é lavagem nasal com soro fisiológico?
A lavagem nasal com soro fisiológico é um procedimento manual que auxilia a desobstruir as vias nasais, limpando e ajudando a respirar melhor.
Com ela, você mantém os seios da face livres de impurezas, proporcionando uma sensação de maior bem-estar e qualidade de vida. Afinal, ninguém se sente bem com o nariz entupido, com excesso de secreção ou com coriza.
Como funciona a lavagem nasal com soro?
A lavagem nasal com soro é muito simples de ser feita. Compre o soro fisiológico em uma farmácia e também uma seringa para manuseá-lo corretamente.
Aplique o soro à seringa e, após isso, coloque-a na narina, até que o líquido junto com a secreção (caso tenha) saia pela outra narina. Repita o processo no outro lado do nariz até garantir que está tudo devidamente higienizado.
Lembre-se de higienizar a seringa todas às vezes que for utilizá-la, antes e após fazer a lavagem nasal!
Quais são os benefícios da lavagem nasal com soro?
São muitos os benefícios que a lavagem nasal com soro proporcionam à saúde, incluindo:
- Higienização do muco nasal;
- Eliminação de possíveis crostas ou pedaços celulares que atrapalham a via nasal;
- Auxilia no bom desempenho dos cílios da mucosa nasal;
- Limpa secreções;
- Diminui a intensidade da coriza;
- Melhora a respiração;
Com esse benefícios listados, você percebe que a lavagem nasal com soro ajuda no tratamento de doenças, como a gripe ou resfriado. Já que o soro é um descongestionante natural
Quais são os riscos de lavagem nasal com soro?
Assim como os benefícios, também é importante saber quais são os riscos da lavagem nasal com soro, justamente para fazer da forma correta e recomendada.
Os principais riscos envolvem as crianças, pois ainda não possuem o controle completo da respiração pela boca, aumentando as chances de engasgue. Logo, é fundamental ter cautela ao realizar a lavagem nasal com soro com os pequenos, peça o auxílio de um pediatra para não colocá-los em risco.
Como é feita lavagem nasal com soro?
A lavagem nasal com soro é feita com o uso de uma seringa, na qual o soro fisiológico é aplicado, auxiliando na higienização correta.
Logo após a aplicação do soro na narina, o líquido ou secreção expelida deve sair pelo outro lado nasal, possibilitando a desobstrução completa dos seios da face. Viu como é simples fazer a lavagem nasal com soro? Lavar o nariz diariamente com soro vai além da higiene, é questão de saúde e qualidade de vida.
Cuide mais de si e invista no seu bem-estar. Não espere adquirir algum problema respiratório para cuidar das suas vias nasais, pratique a lavagem nasal com soro fisiológico habitualmente e, sem dúvidas, conseguirá notar a diferença na sua respiração. Aproveita e compartilha essa informação com a família e amigos, cuide também de quem você ama!