Para que serve o descongestionante nasal em comprimido?

Para que serve o descongestionante nasal em comprimido?

O descongestionante nasal em comprimido é um dos medicamentos mais utilizados para o alívio da sinusite e nariz entupido. É bem comum achar que o uso do descongestionante nasal em comprimido sem acompanhamento médico seja normal, mas, isso pode se tornar perigoso e desenvolver alguma dependência da medicação. 

Antes de continuar a falar dos riscos, até porque, tudo em excesso ou sem acompanhamento médico está sim em constante risco, devo ressaltar que você recorre ao uso de descongestionante nasal em comprimido pela rápida ação e eficácia na hora de aliviar o mal-estar do nariz entupido ou da sinusite atacada.

Os resfriados fortes, sinusite e rinite alérgica são quadros normais para pessoas com congestão nasal, e tudo isso dificulta a respiração. Dessa forma, as conchas nasais e vasos sanguíneos se dilatam, bloqueando a passagem do ar. O descongestionante nasal em comprimido vai sempre atuar no processo de contração desses vasos, para que sua congestão nasal melhore.

O que é o medicamento descongestionante nasal em comprimido?

De fato, as pessoas terão ou tem congestão nasal, seja ela causada por gripe, resfriado, sinusite, rinite ou bronquite, vão passar por tal problema. A sensação de desconforto quando respira é de fato insuportável, algumas vezes a vontade é de tirar o nariz por algumas horas, mas um descongestionante nasal em comprimido pode resolver o problema.

O que é o medicamento descongestionante nasal em comprimido?
Descongestionante nasal em comprimido. Fonte/Reprodução: original.

Esses medicamentos servem para diminuir os sintomas de congestão, eles são úteis para várias condições de congestionamento nasal, para ser mais sensata o descongestionante nasal em comprimido irá sempre atuar em cima de sinusite, rinite e resfriados, assim, ajuda a melhorar em poucos minutos o que antes estava sendo difícil de lidar.  

Como funciona o descongestionante nasal em comprimido?

Existe uma substância presente na fórmula chamada maleato de bronfeniramina eficaz na redução rápida de congestionamento do nariz e garganta, diminui o edema do órgão respiratório

Outra substância é o cloridrato de fenilefrina, que descongestiona e contrai os vasos sanguíneos, de forma que reduz a congestão, obtendo uma ação antialérgica rápida do medicamento. 

Quais são os efeitos colaterais do descongestionante nasal em comprimido?

Efeitos colaterais do descongestionante nasal em comprimido são apresentados em pessoas que possuem alergia, a qualquer categoria a partir dos componentes na fórmula, também apresenta efeitos em pessoas como: problemas cardíacos, arritmias, pressão alta grave e coronariopatia severa.

Quais são os efeitos colaterais do descongestionante nasal em comprimido?
Efeitos colaterais do remédio. Fonte/Reprodução: original.

Pessoas com glaucoma, distúrbios circulatórios, hipertireoidismo e com aumento anormal de próstata, não podem ter indicação da medicação.

Quanto tempo leva para descongestionante nasal em comprimido funcionar?

Para tratamentos eficazes para descongestionamento nasal, os comprimidos são uma boa solução, eles atuam em gripe, resfriado, sinusite e rinite alérgica. A ação do descongestionante nasal em comprimido ajuda a desobstruir as vias respiratórias, reduz inchaço e secreção, por todo a região respiratória ele atua no alívio do desconforto.

A ação do medicamento é cerca de 30 minutos, mesmo aliviando rapidamente esse descongestionante nasal em comprimido fazem uma vasoconstrição artificial, ou seja, não impede que o nariz não possa voltar a entupir novamente, dito isso, talvez você acabe tomando mais doses do que o necessário para um alívio passageiro.

Não se apresse ou se limite a cura instantânea e passageira, assim, seu organismo não terá uma necessidade constante da medicação, você pode ter um acompanhamento médico e se prevenir de maneira mais saudável. 

Com que frequência posso usar o descongestionante nasal em comprimido?

Pesquisadores comprovaram que o uso prolongado de descongestionante nasal em comprimido pode trazer efeitos negativos. As pesquisas afirmam que o uso além do recomendado, irá construir uma tolerância, o que significa que você vai começar a utilizar doses maiores do que as casuais para atingir o que deseja. 

Essa medicação, assim como outras, não precisa ter um uso frequente, apenas o recomendado, você pode perceber que quando o efeito acaba a dor ou desconforto continuam, então você precisa apenas recorrer à quantidade suficiente para que seu corpo melhore, ou por recomendação médica.


A indicação é um comprimido matinal e outro à noite com água, o que te limita a apenas duas doses por dia. Não há necessidade de mastigar nem partir a medicação.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?