Mesmo que a rinoplastia estética seja uma das cirurgias plásticas mais complexas que existem, ela ainda domina o top 5 das mais realizadas, principalmente entre o público mais jovem. Recentemente, a cirurgia se tornou ainda mais popular, principalmente por conta dos filtros utilizados nas redes sociais.
Conheça mais sobre a rinoplastia estética, sua principal função e os cuidados necessários que envolvem essa cirurgia.
Para que serve a rinoplastia estética?
A rinoplastia estética é uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo realizar uma remodelação do formato do nariz. Esse tipo de cirurgia pode alterar algumas estruturas do órgão, como:
Ponta
Esse é uma das principais queixas que podem ser corrigidas através da rinoplastia estética. Para quem tem nariz de bolinha, batata ou até mesmo com a pontinha mais caída, podem realizar esse tipo de cirurgia para a correção.
Dorso
Para quem sofre com o nariz altinho, a rinoplastia estética consegue corrigir facilmente diminuir o tamanho ou a largura do nariz.
Também é possível reduzir a largura das narinas, ou mesmo seu tamanho, caso essa seja a área de incômodo da paciente.
Qual profissional buscar para realizar a rinoplastia estética?
Para quem deseja realizar a rinoplastia estética, o ideal é procurar um cirurgião plástico que tenha experiência em rinoplastia.
Outro profissional que você pode buscar são os otorrinolaringologistas, ou otorrinos, com especialização em rinologia. Esses profissionais são focados no tratamento cirúrgico, tanto funcional quanto estético, do nariz.
O que saber antes de fazer a rinoplastia estética?
Antes de fazer a sua rinoplastia estética é super importante tirar todas as dúvidas com o seu médico. Por mais bobas e simples que elas possam parecer, não é recomendado entrar para a cirurgia com dúvidas ou questionamentos. Abaixo, conheça algumas das principais dúvidas que precisam ser solucionadas antes da rinoplastia estética:
O resultado não é imediato
A ansiedade pelo resultado da rinoplastia estética demora mais do que a gente deseja. Isso porque seu nariz pode passar por diversas mudanças após a cirurgia. Estima-se que o resultado final da rinoplastia estética seja após cerca de 12 meses.
É possível precisar de uma cirurgia secundária
Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma rinoplastia secundária para corrigir possíveis erros e deixar o resultado mais próximo ao que você deseja. Isso é um detalhe que muitos pacientes não sabem, mas que é necessário entender antes mesmo de realizar a primeira cirurgia.
O médico irá respeitar suas características
Dificilmente um médico irá aceitar deixar seu nariz como o de uma foto de referência ou até mesmo os filtros do Instagram. Isso porque o profissional sempre vai prezar pelas suas características e necessidades, procurando manter a harmonização do rosto a melhor possível, dentro das suas expectativas e respeitando a estrutura do seu nariz.
Quais os cuidados para realizar a rinoplastia estética?
Os cuidados pré-operatórios antes da rinoplastia estética sempre serão passados pelo seu médico cirurgião na consulta que antecede o procedimento. Esses cuidados variam de acordo com cada paciente, mas podem envolver a prescrição de alguns medicamentos e, até mesmo, interromper o uso de outros tipos de remédios que podem acabar interferindo.
Além disso, o jejum até mesmo de água pode ser recomendado e deve ser seguido no período determinado pelo seu médico.
O que evitar fazer após a rinoplastia estética?
Já os cuidados pós-cirúrgicos também são fundamentais para garantir que não ocorra nenhum tipo de intercorrência no resultado da sua cirurgia. Dentre os principais cuidados, está evitar abaixar a cabeça, não fazer esforço, não usar óculos, tomar os medicamentos que o médico prescreveu e, principalmente, não se expor ao sol.
Para garantir o sucesso da sua rinoplastia estética, pesquise bem o médico cirurgião, confira seus dados e tenha certeza de que esse é um profissional habilitado para tal cirurgia. Também procure referências e indicações de pacientes, para evitar qualquer tipo de problema.