A lavagem nasal no bebê é um hábito que deve ser incluído na rotina desde o seu nascimento. É um cuidado rápido, mas que proporciona muitos benefícios não somente para o bebê, mas também para os adultos. Saiba porque a lavagem nasal no bebê é tão importante, e como fazê-la em casa.
Lavagem nasal no bebê: quando necessária?
A lavagem nasal no bebê é necessária quando ele apresenta catarro e congestionamento, mas não é somente nesse momento que ela pode ser feita. Como veremos abaixo, a lavagem nasal ajuda a prevenir doenças respiratórias e crises alérgicas.
Quais benefícios da lavagem nasal?
A lavagem nasal possui uma série de benefícios não somente para os bebês, mas também para adultos de todas as idades. Entre elas, podemos citar:
- Diminui a tosse noturna, pois remove o excesso de muco nasal que provoca o gotejamento na garganta;
- Melhora rinite alérgica, resfriados e gripes;
- Remove ácaros e partículas de poeira;
- Diminui as chances de os vírus e bactérias nas vias aéreas causarem infecções;
- Melhora a qualidade do sono;
- Reduz a frequência e sintomas de infecções virais.
Especialistas recomendam a lavagem nasal no bebê desde o seu nascimento.
Porque é importante a lavagem nasal no bebê?
A lavagem nasal no bebê é importante para facilitar a sua respiração, prevenir gripes, resfriados e crises de rinite alérgica. Além disso, ajuda a desentupir o nariz quando o bebê está congestionado.
Como fazer lavagem nasal em bebês?
A lavagem nasal no bebê pode ser feita com soro fisiológico, em temperatura ambiente ou um pouco mais morna. Em bebês recém-nascidos, o ideal é usar um conta-gotas, com uma quantidade de no máximo 3ml de soro para cada narina.
Para fazer a lavagem nasal no bebê, incline sua cabeça para frente, e então insira o soro em uma narina por vez. O jato não precisa ser forte e rápido, e o bebê deve ser mantido elevado para evitar engasgos.
A partir dos 6 meses a limpeza já pode ser feita usando uma seringa, seguindo a quantidade de soro indicada abaixo:
- 1 mês – 1ml
- 2 a 6 meses – 5ml
- 6 meses a 1 ano – 5 a 10ml
- A partir de 1 ano – 10ml
O bebê pode estranhar a lavagem no início, mas com o tempo torna-se um hábito. Usar brinquedos e fazer a lavagem primeiro em você, ajuda a acostumar o bebê e faz com que ele perceba que é algo rápido e sem problemas.
Quais cuidados com a lavagem nasal no bebê?
É importante lembrar de higienizar a seringa ou conta-gotas toda vez que usar, além de secar bem e armazenar em um local livre de umidade. Isso previne a proliferação de fungos, que podem ser prejudiciais à saúde do bebê.
Além disso, vale destacar que a limpeza nasal não deve ser feita em bebês prematuros, com neuropatia ou que não possuam tônus muscular eficiente.
Pode ser realizada quantas lavagens nasais diariamente no bebê?
A lavagem nasal no bebê pode ser feita uma vez ao dia, exceto em casos que o bebê apresenta catarro e congestionamento. Nesse caso, a lavagem pode ser feita de duas a cinco vezes ao dia.
A lavagem nasal no bebê pode ser feita desde o seu nascimento, e é um cuidado importante para prevenir doenças respiratórias e crises alérgicas. Agora que você já sabe como fazê-la, está na hora de incluir na rotina do seu bebê!