Câncer no nariz: quais as causas e sintomas?

Câncer no nariz quais as causas e sintomas

A maior causa do câncer no nariz é o cigarro, responsável por gerar diferentes doenças naqueles que fumam. Infelizmente, o vício pelo tabaco permanece resistente e há aqueles que não conseguem largar do fumo de forma alguma, e que precisam realmente de ajuda psicológica para se livrarem dos cigarros.

Qual é o principal sintoma do câncer no nariz?

O principal sintoma e o que mais chama atenção é a aparição de uma espécie de massa no rosto, nariz ou língua, que gera incômodos e fará com que a pessoa perceba o problema e procure por um médico. Devemos relembrar que o câncer no nariz, assim como os demais, tendem a aparecer sempre silenciosamente como se fosse outra doença, e é por isso que nem todos procuram ajuda.

Fonte/Reprodução: original.

É comum, inclusive, que nos sintomas de câncer no nariz, você tenha uma congestão nas narinas que não desaparece com o tempo, a sua secreção será bem purulenta, parte de seu rosto ficará adormecida, haverá a aparição de dores de cabeça frequentes, e é possível perder tanto a audição quanto o olfato.

Sentiu qualquer um desses sintomas? Procure imediatamente por ajuda médica, pois pode se tratar de um câncer no nariz, e quando a doença é tratada logo no começo as chances de recuperação são muito maiores.

Quais são as principais causas do câncer no nariz?

O cigarro e determinadas substâncias tendem a causar o câncer no nariz, principalmente às pessoas que possuem um vício do qual não conseguem tratar. A doença pode aparecer a qualquer momento, e você precisa se manter atento ao sentir qualquer um dos sintomas mencionados acima.

Fonte/Reprodução: original.

Além disso, devemos te contar que o câncer no nariz pode surgir ao inalar solventes, formaldeídos, colas com odores muito fortes, radônio ou poeira de couro. É comum que a maioria dos casos sejam constatados no público masculino e em pessoas com mais de 55 anos.

Qual é o tratamento para o câncer no nariz?

Para tratar do câncer no nariz deverá ser realizada uma cirurgia na região, a fim de remover o tecido maligno que lhe gerava incômodos. Caso necessário, pode passar pela radioterapia para ter uma melhora gradual da pós-cirurgia.

É possível, sim, que haja a necessidade de você passar por uma quimioterapia, porém quem fará esse tipo de análise será o médico oncologista. Não devemos nos autoindicar a uma terapia, principalmente se o especialista constatar a falta de obrigatoriedade para o mesmo.

Como o câncer no nariz pode ser prevenido?

Parar de fumar é um dos métodos mais importantes para ajudar a prevenir o câncer no nariz, e por mais que seja difícil e é um processo doloroso, existem locais que ajudam a tratar do vício. Desistir nunca é uma opção e se você tem o desejo de largar o cigarro, procure por auxílio.

No caso de pessoas que trabalham com as substâncias apresentadas acima, o melhor método de evitar a aparição da doença é usar os EPIs. Serão essenciais para protegerem os seus olhos, nariz e boca, portanto, tenha sempre consigo o material ideal para o trabalho.

Agora que você sabe sobre como o câncer no nariz aparece e quais os sintomas, procure sempre se cuidar, evitar fumar e se manter seguro em sua profissão. Dessa forma, você ficará realmente protegido e não terá de se preocupar com nenhuma doença.