Spray nasal infantil: o que é?

Spray nasal infantil o que é

O nariz entupido é um problema comum em todos, mas que também atinge as crianças. E uma das soluções é utilizar o spray nasal infantil. O entupimento do nariz por excesso de muco, pode ocorrer por doenças crônicas como rinite alérgica e rinossinusite, porém também pode ser indicativo de gripes ou resfriados.

A obstrução das vias respiratórias pode gerar diversos desconfortos na criança, como dificuldade na respiração pelo nariz, problemas para dormir e excesso de muco, além de tosse. E para resolver esse problema basta usar spray nasal infantil.

É sobre esse medicamento que iremos falar no decorrer do texto, o que é e como usar. Lembrando que é necessário que você consulte o médico pediatra para que ele receite o spray nasal infantil ideal para seu filho.

O que é um spray nasal para crianças?

Um spray nasal infantil é um medicamento de uso intra nasal, normalmente vem em forma de jato para que a medicação alcance áreas nasais obstruídas pelo muco, porém também pode ser encontrado em gotas e sprays. A formulação pode variar, porém o tipo mais comum é o de Cloreto de Sódio que age como um irrigador e libera as áreas tampadas por muco.

O que é um spray nasal para crianças
Spray nasal para crianças. Fonte/Reprodução: original

Outra formulação que pode ser encontrada, porém já não tão popular, é com o uso de Cloridrato de Nafazolina como ativo principal, ele age na inchação da área mucosa, liberando a respiração.

Quando uma criança deve usar um spray nasal?

O spray nasal infantil é indicado para os tratamentos de doenças crônicas como rinite, sinusite e sintomas comuns de resfriados ou outras contaminações que podem gerar inchaço pelo acúmulo de muco nas vias respiratórias. O spray nasal infantil não precisa de receita e pode ser obtido em farmácias comuns ou com uma prescrição específica também podem ser manipulados.

Com que frequência uma criança deve usar um spray nasal?

O tempo de tratamento com um spray nasal infantil pode variar, por isso o ideal é sempre consultar um médico, especialmente para as crianças. O tempo comum de tratamento de nariz entupido pode ser de uma semana, porém, isso pode aumentar por diversos fatores, como umidade do ar, limpeza da área nasal frequente e consumo de água.

Quais são os efeitos colaterais do uso de um spray nasal?

Uma das maiores qualidades do spray nasal infantil, em especial os de cloreto de sódio, é que quase não há contra indicação, as bulas indicam apenas o cuidado em casos alérgicos à própria composição ou hipersensibilidade. Nesse caso, ou em qualquer outro de má reação, o aconselhado é ir direto a um hospital e levar a embalagem junto.

Como usar o spray nasal corretamente?

Para crianças de 3 a 12 anos, insira a ponta do spray nasal infantil na narina, não precisa aprofundar muito, aperte para que saia o spray apenas uma vez e repita o processo na outra narina, recomenda-se que a criança puxe o ar após a utilização para garantir que o medicamento alcance a mucosa.

O processo deve ser feito até três vezes por dia, porém é sempre recomendável ler a bula para saber se há alguma outra indicação de uso. Por fim, utilize um lenço ou papel higiênico para assoar o nariz da criança e retirar as secreções.

Como usar o spray nasal corretamente
Como usar o spray nasal. Fonte/Reprodução: original

Em crianças de colo o uso deve ser mais rápido e com mais cuidado para evitar um longo tempo de via obstruída pelo medicamento. O processo é o mesmo de crianças maiores, porém, após aplicar nas narinas recomenda-se levantar a cabeça do bebê e por fim tentar limpar com um lenço as narinas para retirar o excesso do remédio e também as secreções.

Com certeza uma das piores sensações é a de nariz obstruído que pode nos atingir a qualquer momento e acabar com nosso dia. A falta de paladar, dificuldade para dormir e respirar se tornam insuportáveis em pouco tempo. O uso do spray nasal infantil é muito popular e é sempre bom ter um em casa, sua ação é rápida, segura e fácil.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?