Através desse post, você vai poder esclarecer algumas dúvidas sobre o que seria o soro nasal infantil, para que serve, como poderíamos fazer o seu uso e os principais cuidados na sua utilização.
Antes de responder como usar soro nasal infantil, é preciso saber que seu uso é funcional para desentupir o nariz e outras coisas que serão ditas no decorrer do texto.
Essa lavagem é bem simples e feita através da introdução de uma quantidade por uma das narinas e o líquido vai ser eliminado pelo outro lado, tudo pela força da gravidade, essa utilização não traz desconforto ou até mesmo dor e é capaz de eliminar todo o conteúdo, dita como secreção.
O que é o Soro nasal infantil?
O soro nasal infantil tem na sua composição, solução de 0,9% de Cl (cloreto de sódio), que é um tipo de sal com água estéril.
Sua indicação é dada para crianças de qualquer idade, visto que nesse período as crianças na sua maioria não sabem ou não conseguem assoar o nariz, e esse problema se agrava quando passamos por tempos muito secos, visto que fica menos visível ou ocorrem com menos índices os momentos de nariz escorrendo e o aumento de entupimento da região.
Por esse motivo os pediatras recomendam que o uso do soro nasal infantil seja utilizado diariamente, tudo por causa do objetivo de desobstruir e evitar ou minimizar possíveis desenvolvimento de doenças respiratórias.
Para que serve o Soro nasal infantil?
Através da sua composição, que é de cloreto de sódio, o soro nasal infantil tem a função de umedecer o muco que fica acumulado nas narinas, e com sua utilização vai facilitar a expulsão desse muco e também concomitantemente a promoção de assepsia local.
Quando é indicado usar Soro nasal nas crianças?
O soro nasal infantil é indicado para casos de congestão nasal, diluindo a secreção, fazendo a fluidificação e antissepsia da cavidade nasal. O seu uso pode auxiliar no tratamento de rinite, gripes e resfriados.
Como usar o Soro nasal infantil?
Para fazer a lavagem com o soro nasal infantil, basta pegar o soro, não se tem uma quantidade ideal, mas um limiar que se pode utilizar é de 1 por 1, como assim? A superfície nasal da criança tem em torno 2 a 3 centímetros cúbicos, então o indicado é usar em torno de 2 a 3 ml de soro, e conforme o passar dos anos, essa quantidade pode ir aumentando.
O que acontece se a criança engolir o Soro nasal?
Especialistas dizem que a ingestão do soro nasal infantil não possui nenhum problema, logo o líquido pode ser engolido ou sair da forma mais normal pela narina. Mas, uma observação que os profissionais pediatras pedem, é para que os pais não substituam o soro por água, porque se você utilizar água, vai perder a funcionalidade de conseguir desobstruir o muco por ter a mesma composição do soro.
Com essa leitura você pode perceber as funcionalidades positivas do uso do soro nasal infantil, e saber que esse procedimento pode ser realizado desde dos primeiros dias de vida, até no crescer do dia a dia da criança, mas é bom saber que os especialistas indicam que seu uso necessita ser feito de forma moderada, para que a lavagem seja feita no máximo quatro vezes no dia, quando a criança apresentar algum sintoma gripal, mas se não for para melhora de sintomas e sim para uso preventivo o seu uso diário recai para dois dias.