Deseja saber mais sobre o que o sangramento no nariz pode significar e como lidar quando ele acontece? Leia este conteúdo, onde mostraremos o que pode causar o sangramento no nariz, seus sintomas, o que fazer caso isso aconteça com você, e se existe alguma doença relacionada a esse fenômeno. Assim te ajudaremos a lidar caso essa situação aconteça, confira.
O que pode causar sangramento no nariz?
O sangramento do nariz, ou em termos médicos, epistaxe, é o momento o qual pelos rompimentos de vasos sanguíneos, sai sangue das narinas, o que causa desconforto e até mesmo dor.
As causas desse fenômeno são várias, pois podem se dar tanto por questões externas, como diferença de temperatura e umidade, o qual o corpo não se adapta, como viajar para lugares/países diferentes ou em grandes altitudes, algumas lesões como pancadas ou quedas, o desvio de septo, ou até mesmo objetivos externos. Além disso, há também questões internas, como doenças, infecções e até imunidade baixa em determinado período de tempo.
Por isso, sempre é bom ficar de olho nos sintomas, e caso se torne algo frequente, procure ajuda de um médico especialista para analisar os sintomas e lhe indicar o melhor tratamento.
Quais são os sintomas de um nariz sangrando?
Para além do sangramento do nariz, há alguns outros sintomas que podem estar atrelados a essa condição momentânea, como uma sensação de mal estar, tosse, dificuldades respiratórias e até mesmo vômito com sangue.
Isso acontece pois o sangramento pode estar atrelado a questões químico-biológicas, como algum tipo de contaminação ou infecção que pode ter se espalhado para o resto do corpo, acarretando novos sintomas igualmente desconfortáveis.
O que fazer se o nariz estiver sangrando?
Diferente da crença popular de inclinar a cabeça para trás para se evitar mais sangramento, o ideal e recomendado é que caso haja um sangramento no nariz, se incline a cabeça para frente e se use compressa de gelo para tentar estancar o sangramento e a respiração possa ocorrer pela boca.
Isso deve ser feito justamente, pois inclinar para trás, pode fazer com que o sangue cause outros tipos de infecções caso não saia corretamente, se espalhando para garganta.
Caso o sangramento não pare em questão de alguns minutos, o ideal é procurar um atendimento médico o mais rápido possível. Isso porque serão examinadas as causas e os possíveis tratamentos mais efetivos para cada tipo de caso.
Por que o nariz pode sangrar?
O sangramento no nariz, como já vimos, pode ocorrer por fatores externos e internos. Os fatores externos são os mais fáceis de identificar, como pancadas ou objetos externos. No entanto, os internos são variáveis e dependem muito da saúde da pessoa em si.
Algumas doenças, por exemplo, podem estar atreladas ao sangramento; por isso, é necessário um acompanhamento mais preciso delas para se examinar como lidar com o fenômeno de forma correta e segura. Veremos abaixo algumas das doenças que podem estar atreladas ao sangramento.
Existe alguma doença que pode causar sangramento no nariz?
Apesar das causas variáveis, existem sim algumas doenças que podem estar atreladas ao sangramento no nariz, e todas elas, demandam tratamento especial para que não piorem, algumas delas são:
- Sinusite;
- Hipertensão Arterial;
- Alergias Respiratórias;
- Problemas de coagulação sanguínea.
Por esse motivo, é sempre essencial ficar atento às condições anteriores ao sangramento, para tentar se entender o mais rápido possível a causa e procurar ajuda médica quando necessário, para que isso seja tratado efetivamente. E assim, com essas dicas e recomendações, é possível não sofrer com tal fenômeno por muito tempo e preservar cada dia mais a sua saúde.