Sabemos que crianças têm maior facilidade em ficar doentes e se machucarem, mas o sangramento nasal infantil pode ser preocupante. Em situações como essa, os pais ficam preocupados em entender o que aconteceu e como devem resolver a situação.
Ao investigar, podem ver que não se trata de um machucado ocasionado por uma queda ou acidente, o que tende a aumentar a preocupação dos pais de primeira viagem e levando-os a procurar atendimento pediátrico imediato.
No entanto, existem alguns motivos comuns que podem causar essa forma de sangramento. Leia a seguir para descobrir mais sobre essa condição e como tratá-la devidamente.
O que é o Sangramento nasal infantil?
O extravasamento de sangue nos vasos sanguíneos nasais de uma criança é o que caracteriza o sangramento nasal infantil. Os vasos sanguíneos dessa região costumam ser frágeis e podem se romper, o que pode ser ocasionado tanto por fatores simples quanto por doenças mais sérias.
Quais são as causas para o Sangramento nasal infantil?
Geralmente, a causa está relacionada ao impacto do nariz contra algum objetivo ou a introdução de algum objeto estranho, mas também pode ocorrer o sangramento nasal infantil devido à limpeza do nariz feita com força. Outros fatores que contribuem para ocorrência do episódio são: utilizar spray nasal da maneira errada, mudança no tempo, alergias, pólipos, rinite, sinusite e outras doenças respiratórias.
O tempo frio deixa o ar mais seco e favorece o aparecimento de alergias e resfriados. Ao ficarem com nariz entupido, as pessoas tendem a esfregar bastante a região, espirrar e assoar o nariz várias vezes ao dia para aliviar esse sintoma, o que pode ocasionar esse sangramento.
Além desses casos, o episódio também pode estar relacionado a outras condições e fatores como doenças auto imunes, medicamentos anticoagulantes, hemofilia — que afeta a coagulação sanguínea — e alterações nos níveis de plaquetas. Apesar da causalidade desses fatores, raramente estes estão relacionados ao sangramento.
Quais os tratamentos para o Sangramento nasal infantil?
Tudo depende da causa. Se for um sangramento nasal infantil que não está atrelado a outra doença, a solução é a compressão do local por alguns minutos. Colocar gelo no local afetado também pode ajudar na contração dos vasos e diminuir o sangramento.
Acalme a criança e não introduza algodão ou qualquer outra coisa que possa obstruir as narinas. É importante não inclinar a cabeça para trás e apertar o nariz com a ajuda do polegar e indicador. Após 10 minutos, pode-se retirar os dedos, limpar e observar se ainda há sangramento local.
Como prevenir o Sangramento nasal infantil?
Primeiramente, verifique se não houve a inserção de nenhum objeto que possa machucar as vias nasais. Se o tempo estiver frio, mantenha a criança bem hidratada e colocar um umidificador dentro de casa pode ajudar, de preferência no quarto.
Se houver uma crise alérgica, o ideal é tratá-la da forma que foi indicado pelo médico para evitar o agravamento dos sintomas. Tenha cuidado ao utilizar spray nasal para desentupir o nariz, até mesmo se utilizar o soro fisiológico para fazer uma lavagem.
Verifique se as unhas da criança estão aparadas para que ela não se machuque, pois, ela tende a mexer no local onde sente desconforto.
Sangramento nasal infantil: quando buscar ajuda médica?
Normalmente o sangramento nasal infantil não costuma estar relacionado a alguma doença grave. Porém, deve-se avaliar o que o gerou e quanto tempo durou. Se ocorrer com muita frequência, acontecer após o uso de algum medicamento específico ou não parar de sangrar em até 20 minutos, é necessário buscar ajuda médica para solucionar esse quadro.
Analise todos os sinais e sintomas para facilitar o diagnóstico que será feito pelo pediatra ou clínico geral numa eventual consulta.