Rinoplastia da columela nasal: o que é?

Rinoplastia da columela nasal: o que é?

Há uma grande variedade de tipos de cirurgia do nariz. Um exemplo é a correção cirúrgica de columela, um tipo alternativo de rinoplastia estética. O procedimento é indicado quando é necessário substituir as vias nasais – na maioria, em pacientes com essa estrutura anormal ou longa demais. A rinoplastia tem como objetivo diminuir a columela pendente, deixando o rosto com um aspecto harmônico.

Mesmo que o nome ainda seja desconhecido, a situação atinge muitas pessoas que, ao procurar um cirurgião plástico, são informadas de que é uma situação muito comum entre homens e mulheres, e que ocorre grande desconforto na visão de perfil, devido à exposição excessiva do nariz.

Quando é indicada a rinoplastia da columela?

A columela é uma espécie de tecido que separa as passagens nasais. Quando ela é retraída, a abertura no meio das narinas fica escondida. O desvio é perceptível, especialmente, quando uma pessoa está em um perfil e torna a aparência muito mais antiga.

Quando é indicada a rinoplastia da columela?
Quem pode fazer a rinoplastia da columela. Fonte/Reprodução: original.

Para saber se o desvio existe realmente, eliminando a possibilidade de que ele pareça ser retraído por causa das asas nasais protusas, os especialistas optam por um padrão já estabelecido na relação das margens alares e a columela. Para detectar a retração da columela, a parte de trás de dois terços da rachadura não deve aparecer corretamente.

Existem dois tipos de desvios que são:

Columela nasal pendente

Um dos problemas mais frequentes nos consultórios é o da columela pendente. Ela é caracterizada pelo destaque da borda curva da columela.

Columela nasal retraída ou oculta

Já a columela nasal retraída é mais comum em pessoas com idade avançada. Isso porque na cavidade nasal é normal a atrofia dos tecidos moles, assim como a perda de sustentação da columela, deixando a aparência um pouco mais curta. 

Rinoplastia da columela nasal: como funciona e quais tipos?

Para fazer a cirurgia plástica de columela, geralmente é necessário usar uma rinoplastia estruturada. Essa forma de abordagem contribui para fortalecer o local operado, evitando deformações com ao longo do  tempo. Com isso, é preciso fazer a incisão transcolumelar em “V” é realizada em um ângulo formado entre as narinas e o lábio superior, que fica logo abaixo da columela.

Existem dois tipos diferentes de cirurgia:

Endorrinoplastia

Também é chamada de cirurgia fechada, o cirurgião realiza a operação apenas na parte interna do nariz. maneira, o paciente não fica com cicatrizes aparentes

Exorrinoplastia

A exorrinoplastia, também conhecida como cirurgia aberta, é o procedimento no qual o cirurgião faz furos na parte inferior do nariz e também na parte de dentro. 

Em ambos os casos, o objetivo do cirurgião pode ser remover o excesso de cartilagem ou adicionar cartilagem.

Qual é o resultado da rinoplastia da columela nasal

Depois da operação, é normal que se tenha uma visão de hipercorreção. Entretanto, quando o inchaço começa a diminuir, a aparência da columela começa a normalizar, ficando praticamente natural. Isso acontece na maioria das vezes, uma ou duas semanas depois do procedimento. Já com os pacientes que, além da rinoplastia de columela, também precisaram reparar a ponta nasal, o edema costuma levar mais tempo para sumir.

Qual é o resultado da rinoplastia da columela nasal
Como é o resultado da rinoplastia da columela nasal. Fonte/Reprodução: original.

Com relação às ressecções feitas para poder compor o enxerto utilizado na cirurgia, eles não causam sequelas, e as cicatrizes deixadas são bem discretas, deixando uma aparência estética muito boa.

Porém, nos pacientes que têm a columela curta e retraída, a cicatriz deve ficar próxima do lábio superior. Dessa forma, é deixar a columela mais longa, com um efeito bem natural.