Rinoplastia da columela nasal: cartilagem que divide as entradas da narina

Rinoplastia da columela nasal: cartilagem que divide as entradas da narina

A rinoplastia da columena tem se tornado um dos procedimentos mais procurados atualmente. Atrizes famosas ou cantoras como a Priscilla Alcântara tem recorrido aos procedimentos estéticos como uma forma de se sentir mais feliz e realizada com a própria aparência.

Hoje iremos falar sobre a rinoplastia da columela nasal, que é aquela cartilagem que separa as nossas narinas e divide as entradas! Quer saber mais? Acompanhe nosso texto!

Para quem é indicada a rinoplastia da columela? 

Muita gente pensa em fazer uma rinoplastia, mas antes de entrar na faca, é preciso compreender se existe real necessidade de realizar este procedimento, visto que é uma cirurgia que pode mudar totalmente a aparência de alguém!

O nariz é uma parte importante da nossa fisionomia, e a rinoplastia da columela nada mais é do que a reconstrução/corte/remodelação da columela, que é aquela cartilagem que separa as narinas (sim, a parte pequena de baixo do nariz) que conforme o tamanho pode dar um aspecto ou mais jovial ou envelhecido na pessoa!

Columela nasal pendente

A columela nasal pendente é quando a parte da cartilagem é mais para frente (ou para baixo) do nariz, o que dá um aspecto um pouco mais “envelhecido” a pessoa. 

É chamado assim porque a columela fica meio “pendente” (sabe quando o nariz parece ser mais “aberto”? é isso!) e é possível remodelar o seu formato através de uma operação de rinoplastia da columela.

Columela nasal oculta ou retraída

A columela nasal oculta ou retraída é quando esta cartilagem não aparece tanto, o famoso “nariz fininho”, um dos mais optado na hora de fazer a rinoplastia da columela. 

O problema principal é que nem todos os rosto combinam com esse formato de nariz. Por isso, é preciso ter cautela na hora de fazer a rinoplastia da columela. Além disso, nem todas as pessoas possuem retração da columela, e existem critérios, como por exemplo, se há pelo menos dois terços da fenda que não se projetem de forma proporcional.

Como a rinoplastia da columela nasal funciona?

Muita gente tem curiosidade de saber como funciona a rinoplastia da columela, pois o procedimento possui prós e contras, como por exemplo, a necessidade de se fazer várias rinoplastias de estruturação, para que a região seja fortalecida, e só após isso, fazer a rinoplastia da columela. 

Como a rinoplastia da columela nasal funciona
Saiba como funciona a Rinoplastia. Fonte/Reprodução: original.

Para fazer a rinoplastia da columela (quando está retraída) é feito uma incisão em forma de “V”, que pega o ângulo do nariz e dos lábios superiores, tendo como base a columela. Depois é colocado um enxerto para fazer com que a columela tenha a projeção adequada e então vem o processo de costura e cicatrização. 

Endorrinoplastia

A endorrinoplastia é um tipo de rinoplastia da columela onde não é preciso haver nenhum tipo de incisão. É possível tratar das alterações nasais de forma mais simples. 

Este tipo de procedimento é muito procurado para fazer a rinoplastia da columela porque não deixa cicatrizes por ser feito dentro do nariz. 

Exorrinoplastia 

Conforme o próprio nome já diz, neste tipo de cirurgia, o procedimento é feito do lado de fora do nariz e pode deixar cicatrizes. Contudo, bons profissionais fazem o máximo possível para que as marcas sejam mínimas. 

Este procedimento é indicado para enxerto de cartilagem, portanto, muito comum na rinoplastia da columela.

Resultado da rinoplastia da columela nasal 

Os resultados da rinoplastia da columela nasal são vistos após o período de cicatrização e recuperação e podem ser percebidos após o inchaço do nariz diminuir. Portanto, se você realizou ou deseja realizar este procedimento, é importante manter a calma antes de tirar conclusões precipitadas!

Rinoplastia da columela nasal

A rinoplastia da columela nasal é um procedimento bem conhecido e pode ser considerado um processo de cirurgia mais “discreto”, que pode ser feito através da técnica de endorrinoplastia (mais indicado em casos de retração da columela) ou exorrinoplastia (indicado para casos onde a columela é pendente). 

É necessário consultar um especialista antes de fazer a cirurgia, pois ela costuma custa em torno de R$ 9.000,00 a R$15.000,00. 

Se você gostou de ler esse texto e nos acompanhou até aqui, acompanhe nossos textos sobre saúde, bem estar e estética!