É comum que as pessoas pensem que a cirurgia para o nariz é uma só, mas, na verdade, existem outros termos e classificações como a rinoplastia secundaria que especificam ao que o procedimento se destina.
O desejo de obter um nariz mais projetado, fino, arrebitado, menor ou maior, fazem pessoas recorrer a procedimentos cirúrgicos. Entretanto, nem sempre dão o resultado esperado. Seja por complicações, erro médico, ou outros motivos. Isso, deixa as pessoas insatisfeitas e em busca de outra cirurgia para consertar, a qual é chamada de rinoplastia secundaria.
Se você quer compreender do que se trata a rinoplastia secundaria, quais os benefícios e quais cuidados posteriores ao procedimento, acompanhe esse texto até o fim!
Por que fazer a rinoplastia secundaria?
Esse procedimento é feito para consertar algum erro ou atingir a expectativa do paciente com relação ao formato de seu nariz. Pode ser que, na primeira vez que uma cirurgia foi feita, o resultado não tenha ficado como o esperado. Então, a rinoplastia secundaria é executada, a fim de trazer a estética desejada ao órgão.
Outras razões que levam o paciente a fazer uma rinoplastia secundaria, é o incômodo para respirar, ter ocorrido um problema em meio a cirurgia, o que não permitiu a execução da técnica combinada, trauma, entre outras.
Quais os benefícios da rinoplastia secundaria?
Assim como quaisquer tipos de cirurgias, rinoplastia secundaria não traz certeza de que você conseguirá o resultado que espera. Mas em caso de um procedimento bem-sucedido, os benefícios serão os ajustes necessários para melhorar a saúde ou estética do paciente.
Qual profissional buscar para fazer a rinoplastia secundaria?
Um cirurgião plástico é o profissional adequado para realizar a rinoplastia secundaria e qualquer outra cirurgia dessa ordem. A diferença é que um profissional renomado e especializado apenas em nariz, tem maior probabilidade de proporcionar um resultado mais alinhado ao que o paciente deseja.
Como se preparar para a rinoplastia secundaria?
Primeiramente, você deve avaliar se o erro foi médico ou se foi alguma complicação prevista, caso tenha sido dada a possibilidade de acontecer após a cirurgia. A partir dessa avaliação, você escolherá se permanecerá com o mesmo médico ou se mudará de profissional.
Ouça o que o cirurgião que avaliou sua condição indicou, e o que pode ser feito para corrigir o erro ou melhorar algum aspecto que não tenha lhe agradado. Depois disso, você fará exames e marcará sua rinoplastia secundaria, cuja preparação é basicamente a mesma que a da primeira cirurgia realizada.
Quais cuidados após realizar a rinoplastia secundaria?
Para evitar que ocorra qualquer complicação, você precisa tomar um cuidado redobrado para que, dessa vez, fique do jeito que sempre sonhou. Atente-se ao fato de que você passou por uma rinoplastia secundaria, ou seja, mexeu novamente em uma estrutura que já tinha sido alterada antes, então quanto mais cuidado, melhor.
Faça o máximo para seguir as recomendações médicas, repouse, faça a higienização correta, cuidado para não causar trauma no nariz e adote outros cuidados padrões no pós-operatório da rinoplastia.
4 famosos que fizeram a rinoplastia secundaria
Famosos também já passaram por rinoplastia secundaria, devido a complicações ou insatisfação após a primeira cirurgia. Confira quais são eles:
Anitta
Cantora já admitiu inúmeras vezes que fez procedimentos cirúrgicos para melhorar sua aparência. Inclusive houve problemas em sua rinoplastia, o que fez ela precisar de uma rinoplastia secundária.
Mariano
Antes, possuía um nariz avantajado para seu rosto. Então decidiu fazer sua rinoplastia, porém, não obteve sucesso com o resultado. Para chegar a um resultado mais satisfatório, precisou fazer 5 vezes o mesmo procedimento.
Sthefane Matos
Influenciadora da Bahia, que teve uma complicação em sua rinoplastia. A primeira vez que realizou o procedimento, houve uma boa cicatrização. Mas, o formato não agradou. Logo, fez a segunda cirurgia onde sofreu com má cicatrização e seu nariz sofreu sequelas.
Michael Jackson
Falecido rei do pop, que ficou marcado não só pelo seu talento, mas, também, pela mudança de sua aparência ao longo de sua carreira, além da mudança da cor de sua pele e cabelo, Michael ficou marcado pela mudança drástica de seu nariz.
Ele passou por mais de duas cirurgias no nariz, até que deixou a estrutura de seu nariz muito fina e desproporcional.
Antes de realizar uma cirurgia, verifique os trabalhos anteriores do cirurgião para ter certeza de que ele está capacitado para realizar o procedimento que você deseja e atingir o resultado esperado. Assim você evita dores de cabeça e prejuízos.