Quando devo fazer uma lavagem nasal em bebê?

Quando devo fazer uma lavagem nasal em bebê?

A lavagem nasal em bebê é um método que, cada vez mais, vem sendo recomendado por pediatras para aliviar os desconfortos respiratórios. Aprenda como realizar esse método de forma segura e eficaz, além de entender todos os benefícios da lavagem nasal em bebê.

O que é a lavagem nasal em bebê?

O método da lavagem nasal em bebê consiste em aplicar uma solução nas narinas e desobstruir as vias nasais, reduzindo o incômodo para respirar e também a inflamação do local. 

O que é a lavagem nasal em bebê?
Lavagem nasal em bebe. Fonte/Reprodução: original.

Ela não é restrita para crianças ou bebês, podendo ser realizada em pessoas de todas as idades durante gripes, resfriados e até mesmo quadros de sinusite. Mas, lembrando que, os cuidados que você deve ter com um bebê é diferente do cuidado com o adulto. 

Quais são os benefícios da lavagem nasal em bebê?

Além de desentupir o nariz, a lavagem nasal em bebê proporciona diversos benefícios para a saúde, como:

Hidratar as vias nasais

É comum no tempo seco, que o nariz fique mais ressecado e cause incômodos para as crianças. A lavagem nasal em bebê auxilia a manter o local hidratado, reduzindo desconfortos e até mesmo sangramentos que possam ocorrer.

Melhora a amamentação

Esse é um dos benefícios pouco conhecidos da lavagem nasal em bebê. Muitas vezes, principalmente os recém-nascidos, têm dificuldade na amamentação por conta da respiração. Portanto, a lavagem auxilia a melhorar a respiração e consequentemente facilitar a amamentação.

Qualidade do sono

Os pequenos podem ter o sono prejudicado por conta da respiração pesada e ao realizar a lavagem nasal em bebê, conseguimos melhorar o fluxo das vias aéreas, melhorando também a qualidade do sono.

Problemas respiratórios

Além de ajudar no tratamento de problemas respiratórios como diversos tipos de inflamações, infecções e até mesmo alergias, a lavagem nasal em bebê também ajuda a prevenir esse tipo de quadro.

Como fazer lavagem nasal em bebê?

Não existe mistério para fazer a lavagem nasal em bebê. Você irá precisar de soro fisiológico e uma seringa, então é necessário segurar a cabeça do bebê para evitar que ele a mova e então injetar o conteúdo da seringa rapidamente. Dessa forma, o soro vai entrar por uma narina e sair pela outra, com todo muco que tiver retido na região. 

Como fazer lavagem nasal em bebê?
Passo a passo. Fonte/Reprodução: original.

Essa lavagem pode ser realizada cerca de 3 ou 4 vezes por dia, fazendo com que o alívio seja imediato.

Quando fazer lavagem nasal em bebê?

A lavagem nasal em bebê pode ser realizada conforme indicação médica, durante algum tipo de inflamação, infecção ou alergia. Ou até mesmo como parte da rotina da criança, evitando com que esses tipos de doenças apareçam, por exemplo. É sempre importante seguir as orientações do pediatra, utilizando produtos e quantidade correta para cada caso.

Por que fazer lavagem nasal em bebê?

Os benefícios da lavagem nasal em bebê vão além do alívio de sintomas de gripes e resfriados. Por isso, converse sempre com o pediatra que realiza o acompanhamento e entenda melhor como a lavagem nasal em bebê pode auxiliar sua rotina e a saúde dos pequenos.

Justamente por ser simples, rápido, prático e super barato, a lavagem nasal em bebê e crianças vem fazendo parte da rotina de muitas famílias. Com o passar do tempo, o método deixa de ser um incômodo, nem sendo mais necessário segurar as crianças para realizá-la. 

É importante apenas se atentar na hora de inserir a seringa nas narinas, para ser feita com cuidado e atenção, evitando que machuque o local, o qual é extremamente sensível. Com este texto você aprendeu como fazer a lavagem nasal em bebê e quais seus benefícios.