Pessoas com sintomas de congestão nasal por alergia ou resfriados, costumam recorrer ao descongestionante nasal para conseguir alívio. Apesar de parecer um aliado contra o nariz entupido, o descongestionante nasal pode atuar como vilão em algumas situações.
Se você usa esse tipo de medicamento com frequência, preste atenção nesse artigo para tirar todas as dúvidas e descobrir se o descongestionante nasal faz ou não mal a sua saúde.
Descongestionante nasal faz mal à saúde?
Visto como um amigo momentâneo, e vira um inimigo se utilizado a longo prazo. O descongestionante nasal tem propriedades que atuam na constrição dos vasos que estão presentes na mucosa do nariz. Assim, possibilita a passagem de ar e causa a sensação de melhora quase instantânea.
Em primeiro momento, é incrível ter um medicamento que desobstrui as vias nasais para que você consiga dormir ou executar as tarefas do dia melhor. Porém, não se engane, se utilizado além dos dias recomendados por um especialista pode causar mal à saúde. Até mesmo fazer a pessoa se sentir dependente dele.
Como deve ser usado o descongestionante nasal?
A recomendação médica é em média de 5 dias. O ideal é seguir o indicado para não sofrer com os efeitos por uso indevido. Existem diferentes tipos de descongestionante nasal, em spray você deve sacudir o frasco primeiro, retirar a tampa, inserir na narina e apertar o botão para liberar o líquido.
Os líquidos são medidos por meio de gotas, as quais serão indicadas pelo médico. Também possui na versão comprimido e xarope, os quais costumam ter uma ação mais demorada. Devem ser aplicados mais de uma vez durante o dia, porém não exceda o prazo dos dias nem a quantidade descrita na bula.
Quem pode usar o descongestionante nasal e quando usar?
Não recomendamos o automedicamento. Uma congestão nasal pode ocorrer por diversos motivos e isso interfere na escolha do melhor medicamento para o caso. O único capaz de identificar a sua condição é um profissional que atue na área da saúde e seja formado em medicina.
As pessoas que podem usar são aquelas que obtiveram uma recomendação por médico ou estão com uma congestão relevante. Pode ser indicado para quem possui crises alérgicas, rinite e resfriados.
Quais os riscos do uso excessivo do descongestionante nasal?
O mais simples é a dependência do descongestionante nasal, devido à sensação de melhora que ele promove. Sua fórmula é feita para realizar a desobstrução nasal, mas se utilizada de forma crônica o efeito diminui e a pessoa sente a necessidade de utilizar mais vezes ao dia.
Doenças cardiovasculares como taquicardia, arritmia e hipertensão podem ser desencadeadas pelo uso desse fármaco. A substância é absorvida pela mucosa, consequentemente para no sangue e altera os batimentos cardíacos. Outros sintomas podem ser notados, como: tontura, dor de cabeça e retenção da urina.
Os descongestionantes nasais não são indicados para crianças, diabéticos, pessoas com hipotireoidismo ou hiperplasia na próstata.
Quais os descongestionantes nasais mais indicados?
Visto que é contraindicado para crianças, um meio de desobstruir as narinas é com o uso de soro fisiológico. Consegue retirar o muco presente e traz um alívio na respiração. Essa é uma forma segura e bem conhecida.
Caso seja necessário outros medicamentos para obter uma melhora, procure um médico para orientar você sobre qual deve usar. Só ele poderá avaliar os componentes que o medicamento tem para tratar o seu caso em específico.
Com este artigo você descobriu sobre os prós e contras de usar descongestionante nasal, lembrando que recomendamos que você procure um médico para ele avaliar seus sintomas e receitar um remédio ou descongestionante de acordo com a sua necessidade.
Título SEO: Qual descongestionante nasal que não faz mal?
KW: descongestionante nasal
Meta-description: Já fez usou esse medicamento e ficou apreensivo sobre os efeitos que ele pode lhe causar? Descubra o que necessita sobre o descongestionante nasal
Link permanente: /descongestionante-nasal