Você já ouviu falar em rinoplastia secundária ou revisional? Muitas vezes, ao realizar a sua primeira rinoplastia, não imagina que talvez seja necessário realizar mais uma cirurgia corretiva. Apesar de ser de extrema importância que o paciente tenha ciência disso, é um assunto que passa por vezes batido nas conversas dos consultórios.
Conheça mais sobre a rinoplastia secundária ou revisional e em quais casos são indicadas.
O que é a rinoplastia secundária?
Conhecida como rinoplastia secundária, como o próprio nome já diz, é indicada para pacientes que já passaram por uma ou mais rinoplastias previamente. Nesse tipo de rinoplastia, é necessário realizar com um médico de confiança, pois, ela pode ser mais complicada do que a primeira cirurgia, por conta de já ser um nariz que teve sua estrutura e tecidos alterados.
O tempo de cirurgia depende de cada caso, mas normalmente os cirurgiões podem levar até 5 horas em uma rinoplastia revisional.
Quando o procedimento da rinoplastia secundária é indicada?
Esse tipo de cirurgia é indicado para quem não obteve o resultado desejado na primeira rinoplastia ou para corrigir algum tipo de erro que possa ter acontecido. O paciente deve ser avaliado nas consultas de revisão pós cirúrgicas.
Também é importante dizer que a rinoplastia pode demorar até 1 ano para atingir seu resultado, então aguarde o resultado e converse sempre com seu médico.
Quais os problemas a rinoplastia secundária resolve?
A rinoplastia revisional ou secundária tem algumas indicações e consegue resolver problemas como:
- Resultados indesejados;
- Trauma na área após a cirurgia;
- Mudanças na aparência do nariz após a cicatrização;
- Intercorrências pós cirurgia;
- Envelhecimento, onde a ponta do nariz fica mais caída;
- Cicatrizes hipertróficas.
Esses são problemas que podem aparecer em qualquer pessoa que tenha feito rinoplastia, porém é mais comum a necessidade em pessoas que fizeram a cirurgia muito jovens.
Quais as limitações da rinoplastia revisional?
A rinoplastia secundária não é recomendada apenas para quem deseja melhorar a aparência do nariz, mas está ligada principalmente à saúde respiratória, que pode ser impactada diretamente com esse tipo de cirurgia nasal.
Porém, por se tratar de uma nova cirurgia em um local pequeno que já foi mexido previamente, existem algumas limitações que poderão não só inviabilizar a cirurgia, como também prejudicar o resultado.
Essas limitações são principalmente o tipo de pele encontrado no local, que pode está mais grossa ou mais fina do que o recomendado, o tamanho das cicatrizes anteriores e principalmente a capacidade respiratória da pessoa.
Quais as técnicas usadas na rinoplastia secundária?
Basicamente as técnicas utilizadas na rinoplastia secundária são as mesmas utilizadas na primeira rinoplastia, conheça a seguir:
Rinoplastia estruturada
Nesse método são realizados enxertos de cartilagem retirados do próprio corpo do paciente, como septo, orelha ou até mesmo costela. Esse tipo de enxerto consegue promover um resultado mais refinado, evitando alterações que ocorrem com o passar do tempo, como a queda da pontinha e o entortamento.
Rinoplastia preservadora
Essa é uma forma menos invasiva de realizar a rinoplastia, pois pretende preservar a estrutura original do nariz do paciente. São realizados cortes internos e pode ser realizado tanto como rinoplastia primária, quanto em rinoplastia secundária.
Como saber se preciso fazer a rinoplastia revisional?
Caso o resultado da sua rinoplastia não tenha ficado como você gostaria, tenha se alterado com o passar do tempo ou esteja prejudicando sua capacidade de respirar, vale a pena buscar um médico-cirurgião para realizar a análise e a necessidade de fazer a rinoplastia revisional.
Alguns cirurgiões são especializados nesse tipo de cirurgia e são as melhores opções por saberem com exatidão a melhor maneira de garantir um resultado impecável.
Qual a idade mínima para realizar a rinoplastia revisional?
Conforme com a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face a recomendação para esse tipo de cirurgia é a partir dos 15 anos, no caso da rinoplastia primária. Como ela demora cerca de 12 meses para apresentar seu resultado, a partir dos 16 anos já é possível realizar a rinoplastia revisional.
Diferente do que muita gente pensa, a rinoplastia secundária é um tipo de cirurgia extremamente comum. Por se tratar de uma região sensível, o nariz pode ter seu resultado alterado por diversos fatores. Para reduzir as chances da necessidade de uma segunda cirurgia, sempre siga as recomendações do médico no pós-cirúrgico.