O que são as palavras com som nasal?

O que são as palavras com som nasal

Ao estudar nos primeiros anos da escola, as crianças aprendem logo as pronúncias de palavras com som nasal, a fim de aprimorar o vocabulário do aluno e permitir comunicação com palavras diferentes. No entanto, será que sabemos mesmo sobre o que essas palavras com som nasal se tratam?

Pelo fato de aprendermos tão pequenos sobre esse conteúdo, é comum esquecer alguns pontos importantes na aquisição dessas palavras. Devido a esse cenário, confira um compilado com todas as informações essenciais sobre as palavras com som nasal.

Quais são as características das palavras sonoras nasais?

Para iniciar, vamos abordar sobre qual seria o conceito básico de palavras com som nasal. Esse tipo de vocábulo tem como principal característica o ar passar pelo nariz. Ou seja, durante a pronúncia de palavras com essa característica, o palato mole libera uma passagem de ar pelo nariz ao fazer um movimento para baixo.

Quais são as características das palavras sonoras nasais
Características das palavras sonoras. Fonte/Reprodução: original

Note que esse tipo de palavra é de extrema importância para língua, pois além de enriquecer os vocábulos, é possível adotar novos significados nas palavras através da diferença fonética, como veremos mais adiante.

Como são produzidas as palavras sonoras nasais?

O próprio nome já induz a pensar que utilizamos o nariz para ajudar a pronúncia das palavras. A língua portuguesa utiliza de alguns recursos que costumam aparecer no cotidiano dos falantes como ditongos nasais, consoantes nasais e vogais. É por meio dessas ferramentas que pronunciamos palavras do tipo:

  • Cão;
  • Nariz;
  • Enchente;
  • Tambor;
  • Mão;
  • Mãe;
  • Banho.

Perceba que, na prática, todos esses tipos de palavras necessitam do auxílio do nariz para que a pronúncia seja a desejada. Caso queira realizar um teste, experimente tampar o nariz e tentar falar as palavras da lista, verá que sairá um som até engraçado, mas diferente do que acostumamos.

Qual é a diferença entre sons nasais e não-nasais?

Como já comentamos, palavras com som nasal necessitam do auxílio do nariz para a pronúncia correta. As que consideramos não-nasais são as que dispensam a necessidade do nariz para a pronúncia, é o caso de:

  • Porta;
  • Cachorro;
  • Tigre;
  • Correio;
  • Giz.

Todas as palavras da lista podem se enquadrar nos chamados sons orais, já que o som é gerado através das passagens de ar pela boca. Se quiser, pode fazer a mesma brincadeira citada anteriormente de tapar o nariz e pronunciar as palavras da lista. Desta vez, perceberá que som será o desejado mesmo com o órgão tapado.

Por que algumas línguas têm mais sons nasais do que outras?

Mesmo as línguas que possuem a mesma fala originária, que no caso do português é o latim, a quantidade de palavras com som nasal tem variação de acordo com os costumes daquela região e da fala cotidiana do povo.

Por que algumas línguas têm mais sons nasais do que outras
Por que algumas línguas. Fonte/Reprodução: original

Note que em algumas línguas, a pronúncia de palavras desse tipo pode acarretar algumas dificuldades, enquanto em outras há o excesso de vocábulos. No caso da língua portuguesa, por ser uma fala muito variada com muitas misturas, a quantidade de palavras nasais aumenta constantemente.

Que efeito os sons nasais têm sobre o significado das palavras?

Muitos, existem palavras que são escritas de maneira idêntica e se diferenciam apenas pela pronúncia. Este é um dos poderes da fonética. Note no exemplo das frases “Vou cantar músicas para pessoas” e na outra “ Vou catar músicas para pessoas”.

Enquanto na primeira sabemos que o sujeito irá cantar no sentido do verbo, na segunda frase o verbo catar dá a ideia de procurar alguma coisa, nesse caso, músicas. Percebeu como uma pronúncia diferente alterou o sentido da frase? Por isso, atente-se para não ser mal compreendido.

Espera-se que você consiga entender os conceitos das palavras com som nasal e as formas de pronunciá-las. A fim de divulgar o conteúdo do texto, compartilhe-o em seus meios de comunicação e sempre que precisar de boas informações, retorne para este site sempre que possível.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?