Falar é uma ação que exige saber os sons das palavras para fazer uma boa pronúncia, e algumas possuem o som nasal. Isso não se aplica somente à língua portuguesa, mas até a outros idiomas como o francês.
Durante o nosso processo de aprender a falar, nos espelhamos nas pessoas que estão ao nosso redor para observar como elas pronunciam as palavras. É comum ver adultos repetirem várias vezes a mesma palavra para que a criança compreenda o movimento bucal e escute o som.
Até mesmo professoras repetem devagar as palavras para facilitar o aprendizado de seus alunos, principalmente ao explicar sobre som nasal.
O que é som nasal?
Costumamos utilizar várias palavras em nosso cotidiano que possuem uma acentuação ou letras que alteram o som emitido. Existem aquelas que possuem apenas o som oral, no qual o ar passa somente pela boca.
Porém, no caso do som nasal, o ar passa pela boca e pelo nariz. Ou seja, ao pronunciar uma palavra que possui som nasal como ímã, notamos a saída do ar pelo nariz também. Algumas dessas palavras são mais sutis que outras. Então, para ensinar as crianças em processo de alfabetização é repetido o termo algumas vezes até que ela compreenda.
Como saber se a palavra tem som nasal?
Há um padrão entre as palavras com som nasal na língua portuguesa. Elas vêm acompanhadas de n, m ou til (~). Devido à acentuação, tanto as consoantes quanto as vogais podem ter esse som.
Observe se há a presença dessas letras ou acentuação para saber se possui ou não esse som nasal. Também vale a pena repetir a palavra devagar para conseguir notar.
Quais os tipos de som nasal?
Temos a nasalidade consonantal, caracterizada pelo uso das letras m e n. Assim, pode estar inserida no dígrafo “nh” ou no meio de uma palavra como “lanterna”. Em “lanterna” é possível perceber que a primeira letra a tem som diferente da segunda. Enquanto a primeira tem o som unido, a letra n é nasal, mas a segunda possui o som de vogal.
Outro tipo de nasalidade é a vocálica, na qual as vogais são acentuadas com o til (~), presente em palavras como: fã, mão, irmã, mãe, pães, entre outros. Assim, m e n também ajudam na nasalização vocálica, pois em palavras como “limpo” existe um dígrafo que une essas letras em uma única sílaba.
Como usar o som nasal?
Na escrita e na fala o som nasal é importante. Não só pelo som mas também pelo sentido dos termos falados. A palavra “manhã” possui a nasalidade vocálica, mas se for tirado o til (~) ela perde esse som e fica com um sentido totalmente diferente na língua portuguesa.
Dessa forma, é imprescindível aprender a utilizar a acentuação de modo correto para não que você não se prejudique em provas escritas, na comunicação com outras pessoas e na escrita de documentos importantes.
Para os falantes nativos de língua portuguesa, o som nasal é algo natural, pois aprendemos desde a infância. Já os estrangeiros, podem encontrar uma certa dificuldade para identificar na escrita e fazer a pronúncia correta.
Uma dica para diferenciar se a palavra é escrita com m ou n é gravar a regra: a letra m vem antes da consoante p ou b. Fixe essa informação na sua memória, ela irá te ajudar bastante quando for escrever, pois, se não houver p, nem o b na palavra, significa que deve-se colocar a letra n ou fazer uso do til.