Só quem sofre com sinusite sabe o desconforto que esse problema respiratório causa, impactando diretamente na qualidade de vida. Para tratar a sinusite, muitas pessoas tomam inúmeras medicações e acabam esquecendo de métodos mais naturais de tratamento.
Na verdade, poucos sabem que uma simples lavagem nasal já serve como um remédio natural para limpar os seios da face, ajudando a aliviar os desconfortos causados pela sinusite.
Quer aprender como fazer a lavagem nasal correta para te ajudar a reduzir os sintomas da sinusite? Então leia até o final!
O que é sinusite?
Sinusite é um problema respiratório que prejudica os seios nasais, causando uma inflamação. Ela pode surgir a partir de uma gripe ou resfriado. Pode piorar ou não, tudo dependerá da forma de tratamento que será feita.
Quais são os sintomas da sinusite?
A sinusite causa diversos sintomas, mas o principal e que mais afeta as pessoas é a secreção nasal com tonalidade amarela, junto à sensação de pressão facial. Porém, além desses sintomas, a sinusite também provoca:
- Dor facial;
- Incômodo ao redor dos olhos e nariz;
- Intensa dor de cabeça;
- Nariz congestionado por secreção;
- Febre alta;
- Hálito ruim;
- Secreção verde ou amarelada;
- Tosse que se intensifica à noite;
- Ausência de olfato;
Por causa desses e outros sintomas, muitas pessoas recorrem à medicação ou à spray nasal para aliviar os sintomas, mas principalmente conseguir respirar melhor.
O que causa a sinusite?
Geralmente a sinusite é causada pelo vírus da Influenza, mas pode ser desencadeada por uma série de fatores relacionados à gripe ou resfriados. A sinusite também pode surgir devido ao acúmulo bacteriano nas secreções nasais, mais especificamente dentro dos seios nasais, ou também por questões alérgicas, como poeira ou outro fator que tornam a pessoa predisposta a desenvolver a sinusite.
A sinusite tem cura e o seu tratamento adequado deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista.
Como é tratada a sinusite?
A sinusite geralmente é tratada de 3 formas diferentes, a primeira sendo com spray nasal, que promove o alívio do nariz congestionado. A segunda por medicamentos, que auxiliam principalmente na pressão facial e dor de cabeça ou antibióticos, recomendados apenas em sinusite causada por bactérias.
E a terceira que é uma forma natural de ajudar a complementar o tratamento e alívio dos sintomas da sinusite, que é fazendo a lavagem nasal, a qual pode ser feita com soro fisiológico.
Quais são as complicações da sinusite?
A sinusite pode ser agravada quando ocorre uma proliferação bacteriana, causada por infecção. Geralmente, os casos mais graves de sinusite causam sintomas como febre superior a 39º e dor extrema na região facial.
Como funciona a lavagem nasal para sinusite?
A lavagem nasal para a sinusite também funciona como um remédio natural, aliviando a congestão nasal e amenizando os sintomas. Com a lavagem, o canal nasal é dilatado, ajudando a eliminar as impurezas e secreções de forma mais rápida e eficaz. A partir disso, a pessoa se sente melhor em relação à dor e desconforto.
Para fazer a lavagem nasal para sinusite, basta aplicar o soro fisiológico em uma seringa e colocá-lo no nariz, até que o líquido saia pelo outro lado da narina. Da mesma forma, o processo deve ser feito no outro lado do nariz, assegurando que os dois lados sejam desobstruídos.
Com a lavagem nasal, seus sintomas de sinusite serão aliviados de forma natural e rápida, auxiliando no tratamento, desobstruindo suas vias nasais e, consequentemente, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar aos seus dias. Torne a lavagem nasal um novo hábito em sua rotina e note como isso ajudará nas suas crises de sinusite.