Quando se fala em realizar procedimentos cirúrgicos como a cirurgia plástica surge algumas dúvidas tais como qual é o melhor tipo de procedimento, qual a sua real necessidade e também quais os valores. Hoje vamos falar sobre um problema que incomoda muitas pessoas que é ter o nariz grande e para qual tipo de nariz esta cirurgia é indicada.
A rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados e se configura como uma forma válida de melhorar a autoestima das pessoas. Conheça um pouco sobre a rinoplastia redutora e quais são os seus benefícios! Acompanhe abaixo.
O que é a rinoplastia redutora?
A rinoplastia redutora trata-se de uma cirurgia plástica cujo principal objetivo é diminuir o tamanho do nariz, seja em suas laterais, seja em seu dorso ou na sua parte vertical. Este tipo de cirurgia costuma ter a duração de 3 horas, sendo necessário antes uma avaliação do estado de saúde do paciente.
A rinoplastia redutora é geralmente indicada para pessoas que sofrem por terem um nariz grande desproporcionalmente ao restante do rosto. Geralmente este tipo de nariz pode ser o nariz aquilino (ou adunco) curvado para baixo ou o negroide (que possui as laterais maiores) e o nariz romano que também é grande.
Rinoplastia redutora na estética e auto-estima
A cirurgia de rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados, visto que seus benefícios para a autoestima contribuem muito. Através da rinoplastia de redução, pessoas que antes tinham sua autoestima baixa, podem obter uma melhora significativa e ter maior qualidade de vida.
Entretanto, para qualquer tipo de cirurgia que altere o formato do rosto ou do corpo, é recomendado que a pessoa, antes de decidir fazer a rinoplastia de redução, faça uma consulta a um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta para entender mais profundamente sobre sua própria autoestima.
Como funciona a rinoplastia redutora?
A rinoplastia redutora consiste em uma cirurgia onde o médico irá retirar partes do nariz na intenção de fazê-lo parecer menor. Podem ser retiradas partes da cartilagem ou do osso do nariz. A cirurgia pode ser realizada internamente ou externa, contudo nem todas as pessoas podem realizar este tipo de cirurgia devido a complicações médicas por isso, é importante realizar o pré-operatório.
O que fazer no pré-operatório?
Antes de realizar a rinoplastia de redução, o médico cirurgião responsável deverá passar uma bateria de exames os quais incluem exames de sangue, urina e pressão feitos para avaliar quais as condições de saúde do paciente. Caso o paciente tenha complicações tais como problemas cardíacos, não poderá fazer este tipo de cirurgia. Antes da operação também é recomendado que o paciente tome mais cuidados com a sua própria saúde e novos hábitos tais como abandonar o álcool e o tabaco por pelo menos 1 mês antes da cirurgia.
Procedimento na véspera da cirurgia
Antes da cirurgia é importante esclarecer todas as suas dúvidas com o médico, verificar os resultados dos exames e ver se é realmente isto que você deseja saber. Apesar de a rinoplastia ser uma cirurgia que ajuda na autoestima, muitas pessoas acabam fazendo cirurgia plástica com os motivos errados por isso, é importante sempre reavaliar esta decisão.
O que fazer no dia da cirurgia?
No dia da cirurgia é importante manter-se calmo, tirar todas as últimas dúvidas com o seu médico e preparar o seu “kit” pós cirurgia. É bom não utilizar cremes ou maquiagens e chegar no horário marcado com seu cirurgião.
Pós-operatório: o que fazer
No pós-operatório é importante que a pessoa fique em repouso relativo por pelo menos 7 dias, que evite todo tipo de esforço e mantenha sempre a cabeça reta, para cima, a fim de evitar possíveis hemorragias. Outros cuidados envolvem não se expor muito ao sol e se alimentar bem a fim de melhorar a recuperação. Também é recomendada a limpeza dos pontos do nariz realizada com soro fisiológico.
Se você deseja saber mais sobre o mundo da cirurgia plástica e sobre a rinoplastia de redução, continue acompanhando nossos artigos!