Quando falamos sobre rinoplastia de aumento é comum ter alguns receios, afinal, se trata de nosso rosto, certo? E se mal feita, pode trazer graves consequências, tanto na parte estética quanto na parte da saúde. Contudo, hoje trouxemos um assunto interessante! Vamos falar sobre o que é a cirurgia e também quais são as possibilidades, quem pode fazer este tipo de cirurgia e quais casos são indicados! Vamos lá?
O que é como funciona a rinoplastia de aumento?
A rinoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que visa aumentar o tamanho do nariz da pessoa de forma a trazer maior harmonia facial e bem estar consigo mesmo. Basicamente, a cirurgia consiste em fazer alguns enxertos no nariz da pessoa de forma a aumentar o tamanho do nariz para frente. É recomendada para pacientes que tenham o nariz achatado, algum tipo de deformidade ou que queiram apenas mudar a sua estética.
Quando é indicada a rinoplastia de aumento e quando é contraindicado?
A rinoplastia de aumento é indicada quando há necessidade de correção da estética do nariz e se isso incomoda o paciente e pode ser feita aumentando o dorso do nariz ou a parte da frente. É importante lembrar que embora a maioria das pessoas busque por cirurgias que valorizem o padrão de beleza europeu, as características faciais de cada paciente devem ser consideradas em relação ao tamanho de cada aspecto do rosto também.
Contudo, nem todas as pessoas podem fazer este tipo de operação. Observe abaixo algumas das condições onde este tipo de rinoplastia é contra indicada.
Histórico médico
Para realizar qualquer tipo de cirurgia, antes é requerido pelo profissional que o paciente realize diversos exames os quais vão apresentar qual é o histórico médico e se a cirurgia pode realmente ser feita.
Algumas doenças preexistentes como a diabetes e a hipertensão precisam estar controladas para que a rinoplastia de aumento seja possível.
Estado de saúde
Nenhuma pessoa com estado de saúde ruim pode fazer a rinoplastia de aumento e os exames pré-operatórios é que dirão se a cirurgia será possível.
Aspecto psicoemocionais
A Rinoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que envolve uma mudança significativa na estética de uma pessoa e, se esta pessoa não estiver bem emocionalmente, há chances de a cirurgia não ser como o esperado pela pessoa. Assim, as expectativas do paciente devem ser sempre avaliadas e também suas motivações. Isto serve tanto para proteger a pessoa que deseja fazer a cirurgia como o médico responsável.
Como é o pós-operatório da cirurgia de aumento?
O pós operatório deste tipo de cirurgia consiste em repouso por pelo menos 7 dias, sempre quando for dormir, deixar o tronco um pouco mais elevado para evitar que hajam hemorragias, limpar o nariz com soro fisiológico, manter o local onde foi feita a cirurgia sempre limpo e seco bem como evitar alimentos muito duros. Você também pode colocar compressas com água fria na região para ajudar na cicatrização. Todos esses cuidados são necessários no pós-operatório, dentre outras orientações que o médico cirurgião indicará.
É muito importante que antes de você optar por fazer a rinoplastia de aumento, pesquisa sobre os profissionais, os custos da rinoplastia, os dias que precisará ficar de repouso e também sobre o histórico dos profissionais responsáveis.
Se você gostou deste artigo, acompanhe os próximos também e fique ligado!