Ao ter o nariz ardendo, é comum que várias preocupações e questionamentos surjam, principalmente após os acontecimentos vivenciados pelo mundo nos últimos três anos. Mas, calma, pois apesar de ser desagradável essa situação, normalmente o nariz ardendo não está relacionado a algo grave. No entanto, é preciso ficar atento a todos os sintomas.
Neste post você irá conhecer as causas e os principais sintomas do nariz ardendo, e saber o que pode ser este incômodo.
Quais os sintomas mais comuns para nariz ardendo?
Com o nariz ardendo, alguns outros sintomas podem surgir, como: vermelhidão na área do nariz ou em outras partes do rosto, coriza, espirros e até mesmo o nariz entupido, o que interfere na respiração.
Quais as causas da ardência no nariz?
É possível que o nariz ardendo seja por conta de variadas causas, por isso a importância de verificar os sintomas que aparecem junto. As causas mais comuns para essa ardência no nariz são as seguintes:
Mudança no clima
O clima é um dos fatores determinantes para o nariz ardendo. Tanto o tempo muito seco, ou o uso constante de ar-condicionado, podem acarretar ressecamento da mucosa do nariz, o que vai gerar essa sensação de ardor.

Alguns outros sintomas que surgem com essa mudança de clima são os lábios ressecados e a garganta irritada.
Alergia
A alergia também pode ser outro fator para a ardência no nariz. A alergia mais comum, nesse caso, é a rinite alérgica, causada por diferentes fatores, como pelos de animais, pólen ou poeira, e pode vir acompanhada de dor de cabeça, nariz escorrendo, coceira na região do rosto e nariz entupido.
Rinite não alérgica
A rinite não alérgica, não é causada por uma substância específica, e seus sintomas são bem parecidos com os da rinite alérgica, diferenciando-se pela falta de dor de cabeça.
Sinusite
A sinusite pode ser causada por vírus ou bactéria, e essa inflamação nasal tem como principais características a dor de cabeça, dor na testa, coriza, tosse e febre.
Gripe
Outra causa comum para o nariz ardendo é a gripe, que acarreta dor de cabeça, dor no corpo, febre, tosse, coriza, entre outros. A gripe precisa ser tratada com medicação.
Resfriado
O resfriado se caracteriza por ser bem mais leve que a gripe, e, diferente da gripe, não irá causar febre e não precisa de medicamento para haver uma melhora.
Covid-19
Esse ardor no nariz também pode ser causado pela Covid-19. Caso apareçam sintomas como perda de paladar ou olfato e falta de ar e febre, o ideal é fazer o exame para possível confirmação da infecção.
É necessário ficar atento a todos os sintomas, para saber quando é indispensável procurar um médico para realizar o tratamento da melhor forma.
O que fazer quando o nariz começa a arder?
Ao sentir o nariz ardendo, algumas precauções podem ser tomadas. Coloque uma bacia com água no ambiente que dorme ou ligue um umidificador, beba bastante água, use soro fisiológico, evite álcool e cigarro e faça uma limpeza geral na casa, para o caso desse sintoma ser causado por uma alergia à poeira.
Quais os melhores remédios para nariz ardendo?
Alguns remédios podem ajudar na ardência do nariz, como anti-inflamatórios, anti-histamínicos e descongestionantes nasais.

Porém, o ideal é que antes de se medicar sozinho, você procure um médico, para saber a causa e realizar o tratamento correto.
Quando devo buscar ajuda médica?
No caso do ardor no nariz durar mais de uma semana, tendo outros sintomas atrelados a isso, como febre, dores de cabeça e no corpo, tontura, sangramento e desmaio, o ideal é buscar ajuda médica, para um diagnóstico seguro.
O nariz ardendo, inicialmente, pode parecer algo comum, mas é primordial prestar atenção nos demais sintomas que podem surgir e fazer um monitoramento da situação. As causas podem ser diversas, e tratar o motivo corretamente fará com que a situação não se agrave.