Máscara CPAP nasal – Guia para iniciantes

Máscara CPAP nasal – Guia para iniciantes

A máscara cpap nasal é um dispositivo usado para tratar a apneia obstrutiva do sono. O objetivo é fornecer um fluxo constante de ar para o nariz e a boca, ou seja, server para tratar a apneia obstrutiva do sono. 

A máscara cpap nasal é uma grande aliada para quem sofre com roncos durante a noite, causados por paradas respiratórias. Seu uso pode ser desconfortável para algumas pessoas, mas hoje iremos falar sobre as vantagens que ela pode proporcionar para a rotina de quem é afetado pela apneia do sono. Continue lendo para saber mais!

O que é uma máscara cpap?

A máscara cpap nasal é utilizada no tratamento da apneia sono, distúrbio que provoca paradas momentâneas de respiração durante a noite. Isso resulta em roncos e impossibilita o descanso adequado da pessoa afetada, que pode apresentar sonolência e dificuldade em se concentrar durante o dia.

A máscara cpap nasal fica na ponte do nariz, cobrindo-o todo ou apenas a metade inferior.

As vantagens da máscara cpap

Entre as vantagens da máscara cpap nasal, podemos citar:

  • Fim do ronco: a máscara cpap nasal age no envio de um fluxo de ar constante, que evita a obstrução das vias respiratórias. Assim, não há necessidade de puxar o ar com força, o que provoca o som do ronco.
  • Melhora na saúde física: ao ter uma noite de sono tranquila e ininterrupta, é natural acordar com mais disposição e com um melhor funcionamento do organismo.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: quando o sono é fragmentado, ocorre a diminuição da produção de células que agem na defesa do organismo. A máscara cpap nasal permite que todos os estágios de sono sejam concluídos, sem interrupções.
As vantagens da máscara cpap Fonte/Reprodução: original

Essas são os principais benefícios do uso da máscara cpap nasal. Também vale destacar que ela possibilita a oxigenação adequada do cérebro, que reduz as chances de AVCs e infartos.

Como usar uma máscara cpap?

No início o uso da máscara cpap nasal pode ser desconfortável, o que tende a melhorar com o tempo. A dica é treinar primeiro com a máscara desligada, segurando-a contra o nariz e a boca. Aumente aos poucos o tempo que você passa com ela no rosto, até se sentir confortável para prendê-la e ligar o dispositivo.

Cuidados com a máscara cpap

É importante higienizar a máscara cpap nasal, para evitar o surgimento de fungos e bactérias. A almofada deve ser lavada diariamente, com água morna e sabão neutro. Já o fixador da máscara deve ser higienizado quando houver necessidade, e sempre a mão.

Cuidados com a máscara cpap Fonte/Reprodução: original

Vale destacar que a almofada é a parte que cobre o nariz, e não deve ser exposta ao sol para secar. Mantenha-a em um local arejado até estar completamente seca.

5 Dicas para usar a máscara cpap

Na hora de usar a máscara cpap nasal, algumas dicas podem ajudar. Confira-as abaixo.

Treine

Treine durante o dia para se adaptar ao uso da máscara. Caso retire durante a noite, relaxe e tente novamente, até a máscara cpap nasal fazer parte naturalmente da sua rotina noturna.

Use todas as noites

Não deixe de usar a máscara, essa é a parte crucial da adaptação. Quanto mais falhas no uso, maior as chances de desistência do tratamento.

Pense no que atrapalha o seu sono

Além do uso da máscara, também é importante prestar atenção em outros fatores que podem afetar a sua noite de sono. Se pergunte se você costuma mudar muito de posição enquanto dorme, se a claridade ou barulho te atrapalham, se você consegue respirar pelo nariz. Isso influencia diretamente na adaptação da máscara cpap nasal.

A máscara cpap nasal desempenha importante papel na vida de quem é afetado pela apneia do sono. Ela possibilita uma noite tranquila, influenciando diretamente no bom funcionamento do organismo.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?