Para que serve o descongestionante nasal para sinusite?

Para que serve o descongestionante nasal para sinusite?

O uso de descongestionante nasal para sinusite pode ser uma excelente saída para lidar com esse problema tão incômodo. Além de ser efetivo para combater essa situação, esses medicamentos também costumam ser fáceis de encontrar nas farmácias físicas e na internet, assim, são bastante procurados.

Mas como o descongestionante nasal para sinusite funciona de fato? Como seu uso deve ser feito para evitar efeitos colaterais? Este artigo é justamente para responder esses e outros questionamentos. Mais a frente serão apresentadas as principais informações sobre esse assunto. Confira!

O que é o descongestionante nasal para sinusite?

O descongestionante nasal para sinusite é um medicamento desenvolvido em laboratório e pode ser facilmente encontrado, em diferentes formatos, nas farmácias físicas e também na internet. Muitos deles podem ser adquiridos sem a necessidade de receita, isto é, são de venda livre.

De uma forma geral, o descongestionante nasal para sinusite serve para aliviar os sintomas desse problema, sobretudo no que se refere ao entupimento do nariz. Esse tipo de produto pode ser utilizado por pessoas que passam por isso com frequência ou por quem apresenta seus sintomas de forma pontual.

O que é o descongestionante nasal para sinusite?
Finalidade do descongestionante nasal para sinusite. Fonte/Reprodução: original.

As formas mais comuns de se encontrar o descongestionante nasal é em borrifador, em gotas e também em comprimidos. A composição desses fármacos pode ser bem diferente entre si, mas todos costumam ser eficazes.

Para que serve o descongestionante nasal para sinusite?

O descongestionante nasal para sinusite serve, como dito acima, para aliviar os sintomas dessa doença, principalmente o nariz entupido e o seu escorrimento. Sua ação é simples: ele estreita os vasos sanguíneos presentes na região do nariz, boca e seios da face. Isso, por si só, já melhora o problema.

Como a sinusite é uma doença inflamatória, o seu combate se dá por meio do efeito anti-inflamatório dos remédios. Estes, no que lhe concerne, apresentam tempos de atuação diferentes. Enquanto as soluções em borrifadores e gotas são mais rápidas, as versões em comprimidos levam um pouco mais de tempo para funcionar.

Quem pode usar o descongestionante nasal para sinusite?

No geral, qualquer pessoa pode usar o descongestionante nasal para sinusite, desde crianças até adultos. Uma coisa que deve ser observada, no entanto, são as restrições específicas de cada indivíduo.

Por exemplo, se a pessoa usa algum outro medicamento, e o descongestionante pode interagir com ele de forma negativa, então seu uso é desaconselhado. O mesmo vale para pessoas que apresentam quadros de alergia a determinadas substâncias presentes na fórmula do remédio.

No caso de dúvidas, a melhor postura que alguém pode ter é ir ao médico. Esse profissional consegue orientar sobre o uso desse e de outros tipos de medicamentos com mais segurança, por isso não deixe de procurar um.

Como deve ser usado o descongestionante nasal para sinusite?

As formas líquidas de descongestionante nasal para sinusite devem ser aplicadas nas próprias narinas, como é o caso dos borrifadores e das versões em gotas. Já os comprimidos devem, claro, ser ingeridos, de preferência com o auxílio de água.

Como deve ser usado o descongestionante nasal para sinusite?
Usabilidade do descongestionante nasal para sinusite. Fonte/Reprodução: original.

Um ponto importante sobre o uso de descongestionante é que ele não pode ser utilizado com exagero. É comum haver o chamado “efeito rebote” quando o indivíduo aplica o remédio com muita frequência nas narinas.

Essa situação faz com que o quadro inflamatório da doença seja mais agressivo a ponto do medicamento não conseguir mais dar conta. Por essa razão, o uso moderado desses fármacos é fundamental, já que a ideia é tratar o problema, e não piorá-lo.

O que fazer se o descongestionante nasal para sinusite não funcionar?

Quando a pessoa usa o descongestionante nasal para sinusite e mesmo assim não apresenta melhora, o médico deve ser procurado. Como dito anteriormente, esse profissional consegue passar orientações mais adequadas sobre como tratar o problema. Além disso, exames podem ser solicitados por ele para fazer uma análise mais detalhada da região afetada.

É muito comum as pessoas ignorarem a necessidade de procurar um médico, mas não faça isso, com a ajuda dele o seu problema pode de fato ser resolvido.

Abrir conversa
Nariz Perfeito
Olá, podemos te ajudar?