Com o avanço das cirurgias plásticas, o seu número de buscas só tem aumentando, principalmente a rinoplastia funcional, e dentro desse tipo de cirurgia nasal, temos a Rinosseptoplastia, você já ouviu falar?
O que é a Rinosseptoplastia?
A Rinosseptoplastia é uma cirurgia nasal cujo objetivo é dar melhoria estética ao nariz e ao mesmo tempo corrigir algum problema respiratório, ou seja, aumentando a auto estima e qualidade respiratória do paciente.
Quando a Rinosseptoplastia é indicada?
A cirurgia de Rinosseptoplastia é indicada para quem tem algum problema que atrapalhe a respiração, como um desvio de septo por exemplo, mas ao mesmo tempo deseja fazer alguma mudança estética no nariz.
Algumas doenças como a sinusite e a rinite que não são causadas pelo desvio de septo mas tem os mesmos sintomas, não devem recorrer a cirurgia, nesse caso existem alternativas não cirúrgicas para a melhora do problema.
Como funciona o pré-operatório da Rinosseptoplastia?
No pré-operatório da Rinosseptoplastia o médico irá pedir alguns exames, como de sangue, por exemplo, consulta com o anestesista, e provavelmente uma avaliação com o cardiologista, principalmente se o paciente tiver casos na família de pessoas com doenças cardíacas. É nessa hora que o paciente deve tirar todas as dúvidas com o médico, e ele também irá tirar as medidas, e avaliar seu nariz para saber como serão feitas as alterações.
Como funciona a cirurgia da Rinosseptoplastia?
A rinosseptoplastia é realizada de duas formas, aberta ou fechada. A aberta normalmente é feita em problemas mais graves, onde é feito um pequeno corte e a pele é separada do nariz, dessa forma o médico terá maior visualização. Na maioria dos casos a cicatriz não aparece.
Na cirurgia fechada, indicada para casos com alterações mais fáceis de corrigir, ou quando o paciente tem problemas com cicatrização, é feito um pequeno corte dentro do nariz, e dessa maneira, nem os pontos ficaram visíveis.
Em ambos os casos, primeiro são feitas as correções de desvio do septo, e em seguida a parte estética. O tipo de anestesia usada vai depender do tipo da cirurgia, podendo ser local ou geral, e tanto o otorrinolaringologista quanto o cirurgião plástico podem realizar a rinoseptoplastia.
E o pós-operatório?
Na primeira semana do pós-operatório da rinosseptoplastia é normal sentir dores locais, que podem ser amenizadas com analgésicos, outra coisa muito comum é o paciente ter a sensação de nariz entupido. É importante fazer limpezas nasais diariamente para não haver infecções.
Também é muito comum que a parte externa do nariz fique um pouco inchada e com hematomas, que podem levar de 6 meses a um ano para normalizar de vez, porém com um mês de cirurgia o paciente já consegue ver o resultado do nariz. Nos primeiros meses da rinosseptoplastia é recomendado que o paciente durma com o rosto virado para cima, para que não sinta dores.
Quais alimentos são indicados para a recuperação da Rinosseptoplastia?
Para uma boa cicatrização da rinosseptoplastia, além dos remédios, a alimentação também ajuda muito, por isso é muito importante se alimentar com comidas leves e frescas, que sejam ricas em nutrientes para o organismo.
Sucos naturais
Consuma sucos de melão e abacaxi, ótimos contribuintes no processo anti-inflamatório e de absorção da proteína dos alimentos. Opte pelos sem açúcar!
Gema de ovo
Ajuda na reparação dos tecidos e na regeneração das células, por ser fonte de zinco e ferro.
Frutas cítricas
Frutas como laranja, kiwi, limão, goiaba branca e acerola tem vitamina C, por isso são ótimas para o sistema imunológico.
Água
Hidratação não pode faltar! A água além de reduzir o inchaço, também mantém o controle dos rins sobrecarregados de anti-inflamatórios.
Folhas verdes escuras
Folhas verdes como espinafre, couve, brócolis e escarola são ricas em ferro e vitamina B, contribuindo para o aumento de células que ajudam na sustentação dos tecidos e seus preenchimentos.
Frutas vermelhas
Tem antioxidantes que melhoram os vasos sanguíneos.
Carne
O frango e o peixe ajudam na cicatrização.
Cenoura
Rica em vitamina A, ajuda a regenerar a pele.
Alimentos que se deve evitar
Evite comer carnes vermelhas, frituras, açúcar, alimentos ricos em gorduras saturadas, como os processados, pois não tem bons nutrientes e ainda deixam o intestino mais pesado. Também não é bom consumir bebidas alcoólicas, cafeína, feijão, lentilha, grão de bico e repolho.
Quais riscos a Rinosseptoplastia pode apresentar?
O maior risco de uma rinosseptoplastia é em relação com a anestesia, pois pode acontecer uma reação alérgica ou parada cardíaca, por isso são solicitados os exames pré-operatórios para que o paciente não corra esses riscos.
Podem acontecer também nos primeiros dias de haver sangramento, ou até mesmo insatisfação com a parte estética, ou funcional da cirurgia, por isso é importante buscar por bons médicos de confiança.
Antes de decidir fazer a cirurgia, é importante pesquisar clínicas boas, e principalmente o cirurgião experiente e confiável que irá realizar a cirurgia. Quando for ter sua consulta, leve uma lista de perguntas para que você tire suas dúvidas e se sinta mais seguro para a realização da rinosseptoplastia.