Como fazer lavagem nasal em quem sofre de rinite alérgica?

Como fazer lavagem nasal em quem sofre de rinite alérgica

Alguns médicos recomendam lavagem nasal em quem sofre de rinite duas ou três vezes diariamente a fim de aliviar os sintomas causados pela doença. Utilizar desse método evita a aplicação de substâncias que podem acarretar dependência e ajuda até pacientes que não sofrem de rinite, mas outras doenças semelhantes como a própria sinusite.

Apesar de ser um processo bastante utilizado atualmente, muitas pessoas ficam receosas em usar a técnica. Por isso, confira um panorama de como fazer lavagem nasal em quem sofre de rinite e conheça os benefícios dessa técnica para as pessoas que sofrem do problema.

O que é rinite alérgica e quais são seus sintomas?

Antes de explicar o porquê da lavagem nasal em quem sofre de rinite, cabe explicar o que é essa doença. A rinite é caracterizada como uma doença inflamatória na parte interna do nariz, mais especificamente no revestimento do órgão.

O que é rinite alérgica e quais são seus sintomas
O que é rinite alérgica. Fonte/Reprodução: original

Acontece que o corpo tende a expulsar qualquer substância que ele considere perigosa para a saúde do organismo através do nariz, uma das portas de entrada para o sistema humano. As pessoas que têm rinite possuem esse mecanismo muito sensível, o que ocasiona os sintomas que vamos citar adiante.

Quais são as causas mais comuns de rinite alérgica?

A maioria das causas da doença são fatores genéticos. Logo, boa parte dos casos de rinite são heranças dos pais da pessoa.

Quanto ao restante, estes têm rinite desenvolvida através de alergias a algumas coisas como poeira, ácaros, fumaça, entre outros pontos. Os sintomas mais comuns da rinite são:

  • Alta quantidade de espirros;
  • Incômodo na garganta, nos olhos que costumam chamar de coceira na região;
  • Excesso de coriza;
  • Dor na região interna do nariz;
  • Lacrimejamento.

Visto esses sintomas, percebe-se o quanto é importante manter o nariz livre do máximo de impurezas possíveis. Portanto, vamos abordar sobre a forma de fazer lavagem nasal em quem sofre de rinite para que sintomas como esse sejam reduzidos ao máximo.

Como fazer lavagem nasal em quem sofre de rinite alérgica?

Agora que já explicamos sobre o que se trata a doença, vamos comentar sobre um dos procedimentos utilizados que é justamente a lavagem nasal em quem sofre de rinite. Esse processo exige alguns materiais que não são difíceis de conseguir, como:

  • Seringa sem agulha;
  • Soro fisiológico a 0,9%;
  • Um pano para limpar as secreções.

A ideia é que seja aplicada a seringa com cerca de 5 a 10ml de soro fisiológico em uma das narinas para provocar a saída de secreções na outra. Com essa lista, você é capaz de eliminar patógenos presentes em seu nariz junto de secreções que costumam incomodar as pessoas que sofrem do problema de rinite. Porém, é necessário atenção e cuidado ao realizar esse procedimento.

Quais os cuidados ao fazer a lavagem nasal em quem sofre de rinite alérgica?

Como dissemos, é necessário cuidados quando for fazer lavagem nasal em quem sofre de rinite, tanto na hora de aplicar o líquido com uma boa precisão como também ficar atento a quantidade de soro na seringa.

Quais os cuidados ao fazer a lavagem nasal em quem sofre de rinite alérgica
Cuidados ao fazer a lavagem nasal. Fonte/Reprodução: original

Por fim, outro ponto que merece atenção é a lavagem nasal nos bebês, pois enquanto o adulto consegue ter controle da respiração através da boca, os pequenos têm mais dificuldade. Fora esses pontos, o processo é seguro e não acarreta consequências para quem faz uso.

Espera-se que no decorrer do texto os conceitos relacionados a como lavagem nasal em quem sofre de rinite façam sentido e que você possa fazer uso da técnica sem receios. E que assim os sintomas sejam aliviados sem a necessidade de algum medicamento.