Muitas pessoas que sofrem de problemas respiratórios costumam aderir a lavagem nasal com seringa, tanto por ser extremamente prático, como por conter uma boa eficiência na limpeza do nariz.
Entretanto, apesar de estar mais divulgada nos dias atuais, muitas pessoas não conhecem a forma correta de realizar a lavagem nasal com seringa e acabam por precisar de remédios para aliviar sintomas de entupimento de nariz. Por isso, confira aqui neste texto a melhor forma de se fazer a lavagem juntamente com os benefícios dela.
Como realizar corretamente uma lavagem nasal com uma seringa?
Para começar, vamos mostrar como se deve fazer uma lavagem nasal com seringa. O objetivo dessa técnica é aliviar o incômodo no nariz através da eliminação das secreções presentes no local. Logo, para fazer a técnica, é preciso dos seguintes produtos facilmente encontrados nas farmácias:
- Soro fisiológico a 0,9%;
- Seringa sem agulha;
- Recipiente para segurar as secreções;
Após conseguir todos os itens da lista, é necessário preencher a seringa com uma quantia de soro fisiológico que esteja entre 5 e 10 ML. Após isso, através da respiração pela boca, incline o corpo para frente e injete em uma das narinas o líquido para que ele saia na outra narina junto com as secreções.
Quais são os benefícios de se realizar uma lavagem nasal com uma seringa?
Existem dois grandes benefícios em fazer a lavagem nasal com seringa. O primeiro é a praticidade do método, já que os materiais não são caros e nem difíceis de se conseguir.
O segundo benefício é justamente evitar o uso de remédios para desentupimento de nariz, pois a grande maioria contém substâncias que causam vício no usuário.
Quais os riscos associados ao uso de uma seringa para lavagem nasal?
De modo geral, não existem estudos que mostram riscos relacionados à lavagem nasal com seringa. Os profissionais apenas pedem uma maior atenção para os casos em que a técnica for aplicada em bebês, já que eles podem ter dificuldade de respirar pela boca como os adultos.
Para realizar a técnica nos bebês, coloque a criança em seu colo, de preferência na frente de um espelho para facilitar o uso da seringa, e aplique a quantidade de soro correta, cerca de 3 ML aplicados na seringa. Lembre-se de manter a cabeça do bebê bem segura a fim de evitar machucados.
Com que frequência você deve realizar uma lavagem nasal com uma seringa?
Como mostramos no tópico anterior, a técnica praticamente não possui efeitos colaterais. Por causa disso, os profissionais recomendam realizar o processo pelo menos 3 vezes, em cada narina, tanto nos períodos em que estiver com sinusite como diariamente para evitar possíveis infecções.
O que você deve fazer se sentir algum efeito adverso ao usar uma seringa para lavagem nasal?
Geralmente, os desconfortos durante a lavagem são causados pelo mau posicionamento da pessoa ao aplicar a técnica, mau uso da seringa ou errar a medida do soro. Entretanto, caso você tenha corrigido esses três pontos e sinta algo extremamente anormal ao realizar a lavagem, procure um especialista pois esse pode ser um sinal de alerta para outro problema no seu nariz, já que a lavagem não deve causar esses tipos de desconfortos.
Com isso, terminamos o texto por aqui. Espera-se que agora você tanto saiba como fazer a lavagem nasal com seringa como também saiba dos benefícios dela para a saúde do seu nariz. A fim de colaborar com a divulgação do conteúdo, compartilhe para seus contatos e sempre que precisar de informações semelhantes, retorne para este site.