Algumas pessoas sofrem com alguns sintomas relacionados as vias aéreas por causa de
carne no nariz e não sabem. Ela pode atrapalhar sua respiração durante o sono ou acordado, além de facilitar infecções, tosse e outros sintomas.
Com a inspiração um pouco comprometida devido à obstrução nasal, as pessoas com essa condição utilizam a boca para compensar a respiração e não ficarem sem ar, o que aumenta as chances de infecções, já que quando o ar entra pela boca não passa pela filtragem natural promovida pelos cabelos nasais.
Se identificou com os sintomas apresentados? Fique calmo, pois vamos te explicar mais sobre essa condição e qual é o tratamento realizado para a carne no nariz.
Por que a carne aparece no nariz?
Isso que se referem como carne no nariz, é um linguajar popular para falar sobre o inchaço dos adenoides ou dos cornetos nasais. As adenoides desempenham o papel atrelado ao sistema imune e os cornetos tem o papel de aquecer o ar que entra em nossas narinas.

O inchaço de cada uma dessas estruturas é motivado por fatores distintos. Enquanto as adenoides incham devido a infecções, os cornetos incham por causa de inflamações causadas por alergia, como rinite alérgica, por exemplo.
Não há faixa etária definida para aparecer esse tipo de inchaço, portanto, pode acontecer em crianças e adultos.
O que fazer quando a carne aparece no nariz?
Muitas das vezes os sintomas aparecem aos poucos e a própria pessoa começa a se questionar com o tempo. Outras, até se adaptam a essas condições, que pode ocasionar roncos, apneia do sono, infecções, resfriados frequentes e outros sintomas provindos dessa condição.
Ao notar esses sintomas o ideal é que procure um especialista e conte tudo o que sente. Dessa forma, ele fará uma avaliação e te orientará sobre o tratamento, após obter um diagnóstico específico.
Qual é o tratamento para a carne no nariz?
Ao obter o diagnóstico, o médico avaliará em que estágio o tamanho da carne no nariz está para, então, determinar o tipo de tratamento mais recomendado. É possível tratar com medicamentos na fase inicial. Caso contrário, a carne no nariz precisará de uma intervenção cirúrgica.

Os medicamentos passados normalmente são: antibióticos, anti-alérgicos, corticoides e anti-inflamatórios. A escolha será por decisão médica, mediante as suas queixas e diagnóstico obtido em exame.
Existe alguma maneira de remover a carne do nariz?
Se estiver com a carne no nariz grande que causa a obstrução das vias aéreas, o que será aconselhado por um médico é fazer uma cirurgia a fim de removê-la. Existem seis procedimentos cirúrgicos diferentes para tratar essa alteração. São elas:
- Remoção dos cornetos, com uso do laser de CO2;
- Diatermia submucosa, que usa o calor de agulhas específicas para reduzir o tecido dos cornetos;
- Uso de radiofrequência, para diminuir os cornetos;
- Turbinectomia inferior parcial, que remove parte de tecido mole da parte inferior do corneto;
- Adenoidectomia, que é a remoção das adenoides por completo;
- Ressecção do osso do corneto inferior.
Os resultados são eficazes e permanentes, se executados da maneira correta.
Fotos de carne no nariz
Confira essas imagens que mostram com mais clareza como é a carne no nariz e verifique como esse crescimento se dá na anatomia nasal.
Nota-se que existem diferentes tamanhos dessas estruturas nasais, chamadas de carne no nariz. O desconforto aumenta conforme ela cresce e obstrui as vias aéreas. Se estiver com sintomas parecidos e que te incomodam atualmente, vá a um otorrinolaringologista para uma consulta.